Granja Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Granja Portugal
  Bairro do Brasil  
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro.
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro.
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro.
Localização
Distrito Mondubim
Município Fortaleza
Características geográficas
População total 60,470 habitantes hab.
Outras informações
Limites Norte: Conjunto Ceará, Genibaú e João XXIII
Sul: Bom Jardim, Parque São José e Canindezinho
Leste: Bonsucesso
Oeste: Granja Lisboa
Subprefeitura Secretaria Executiva Regional (SER) 5
Território 39
Fonte: IPLANFOR

A Granja Portugal é um bairro da cidade brasileira Fortaleza, que por sua vez é a capital do estado do Ceará.[1] Granja Portugal é um bairro centenário, que até no ano de 1970 abrigava às margens do rio Maranguapinho três olarias e a pedreira de Pedro Menino, segundo o mapa Carta da Cidade de Fortaleza e arredores, levantada, desenhada e impressa pelo Serviço Geográfico do Exército em 1945.[2]

Atualmente, com uma população de 60.470 habitantes, a maioria vivendo do trabalho artesanal, comércio e feiras locais.

Possui dois postos de saúde, o Jurandir Picanço, localizado na Rua Duas Nacões e o Fernando Diógenes, localizado na Rua Teodoro de Castro. O bairro possui quatro escolas, sendo três públicas - Dona Creuza do Carmo Rocha, Conceicão Mourão e Reitor Antônio Martins e uma particular - Colégio Marques Lima. Havia também o Colégio José de Alencar e o Educandário Snoop, o primeiro fechou e o segundo atualmente é um anexo da Prefeitura. Há também várias creches e um Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, situado na Rua Humberto Lomeu. Apesar de populoso, não há escolas de ensino médio (da rede pública), nem delegacia de polícia e nem bancos privados de modo geral.

Um dos pontos de atração dos jovens durante a semana e aos domingos é a Praça da Juventude, com seu campo de futebol (atualmente uma quadra polidesportiva) em frente a Igreja Católica de Santo Antônio. Praça essa que foi reunaugurada em 18 de janeiro de 2015 pelo Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

O bairro de Granja Portugal, está situado na parte sul da Zona Oeste do município de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, que por sua vez faz parte da SER V (Secretaria Executiva da Regional 5). Considerado um dos bairros mais populosos do município, o bairro vem inovando e sendo estimulado por seus próprios moradores que se desenvolvem através de feiras, artesanato, arte, comércio e especiarias de modo em geral.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Rio Maranguapinho é um rio brasileiro que banha o estado do Ceará. É o maior afluente do rio Ceará tendo sua nascente na Serra de Maranguape. Cruza os municípios de MaranguapeMaracanaúFortalezaCaucaia. O rio tem percurso total de 34 km. Alguns de seus afluente em Maranguape são os rios Gavião e Pirapora que também são nascentes na serra de Maranguape. Na margem esquerda do rio existe a Fazenda Raposa, de propriedade da Universidade Federal do Ceará localizada em Maracanaú, constituindo uma reserva ambiental com uma coleção de palmeiras. No outro lado da margem existe a maior lagoa de tratamento de esgoto doBrasil administrada pela Cagece. O Maranguapinho, como todo curso de água cearense, sofre influência das variações das precipitações pluviométricas, sendo suas descargas máximas observadas na época das chuvas de janeiro a junho. devido sua proximidade ao litoral e à serra de Baturité sua bacia está inserida em uma região de clima tropical quente úmido, na maior parte do curso, e tropical subquente úmido, próximo à nascente.

Desenvolvimento e Estilo de Vida[editar | editar código-fonte]

O bairro Granja Portugal, possui duas importantes avenidas, bastante movimentadas: Emílio de Menezes e Vital Brasil. O motivo é que as mesmas recebem o fluxo dos veículos dos bairros: Conjunto Ceará, Bonsucesso entre outros..Esses vêm e retornam do centro e outros locais da cidade. A rua Emílio de Menezes, Vital Brasil e Taquary encontram-se com a av. H do bairro Conjunto Ceará. As ruas Emílio de Menezes e Vital Brasil encontram-se com Augusto dos Anjos em Bonsucesso.

Próximo à praça Granja Portugal encontram-se a tradicional Padaria Dom Português, supermercado, distribuidora, farmácias, posto de gasolina, farmácia Pague Menos entre outros pequenos comércios.

Referências

  1. Bairros de Fortaleza
  2. Biblioteca do Curso de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza). Carta da cidade de Fortaleza e arredores / levantada, desenhada e impressa pelo Serviço Geográfico do Exército 1945. Fortaleza, 1945. Registro: Mapas - Acervo 107379. Mapa 001 BCA. 8 folhas. Escala: 1:10000.