Gratidão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Gratidão (desambiguação).
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2011)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Obrigado.
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Gratidão

A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.

Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.

A gratidão envolve um sentimento de reciprocidade em direção de outra pessoa; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-la por um favor que lhe fez. Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de expressão de gratidão a Deus, que é um tema central do cristianismo.

Pesquisa psicológica demonstrou que indivíduos são mais propensos a experimentar a gratidão quando recebem um favor que é percebido ser (1) estimado pelo recipiente, (2) valioso ao benfeitor, (3) dado pelo benfeitor com intenções benevolentes, e (4) dado gratuitamente (e.g,. Barra-Tal, Barra-Zohar, Greenberg, & Hermon, 1977; Graham, 1988; Alameda & Anderson, 1976; Tesser, Gatewood, & Motorista, 1968).

Pesquisas também sugerem que sentimentos de gratidão podem ser benéficos ao bem estar emocional subjetivo (Emmons & McCullough, 2003). Nas pessoas que são agradecidas em geral, os acontecimentos de vida têm influência pequena na gratidão experimentada (McCullough, Tsang & Emmons, 2004).

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Gratidão
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.