Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Setembro de 2020) |
A Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses é uma cooperativa portuguesa que visa promover a gravura enquanto forma de arte.
Criação
[editar | editar código-fonte]A Gravura foi criada em Lisboa, em 20 de Julho de 1956, numa altura em que nem sequer as Escolas de Belas Artes de Lisboa e do Porto se dedicavam a essa modalidade artística.
Sócios fundadores
[editar | editar código-fonte]Formaram a sua primeira direcção os seguintes sócios fundadores:
- Dr. José Júlio Andrade dos Santos (presidente);
- Arq. Francisco da Conceição Silva (vice-presidente);
- Dr. Armando Augusto Vieira dos Santos (1.º secretário);
- Maria Alice da Silva Jorge (2.º secretário);
- Joaquim José Barata (tesoureiro);
- Cipriano Dourado dos Santos (1.º suplente);
- Júlio Artur da Silva Pomar (2.º suplente).
A sede
[editar | editar código-fonte]A primeira sede da cooperativa foi na garagem do também sócio fundador Eng.º Manuel Antunes Machado Torres, na Avenida Vasco da Gama, 26, em Algés. Passou depois para a Rua das Taipas, 12-r/c, em Lisboa, onde veio a ser o atelier de Sá Nogueira, e só mais tarde, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, foi possível passar para a sede e galeria, que ainda se mantém, na Travessa do Sequeiro n.º 4, igualmente em Lisboa.
Actividade
[editar | editar código-fonte]Através da sua actividade, a Gravura levou a arte ao mais recôndito do país através de exposições itinerantes em que todos os artistas colaboravam.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- GOMES, Inês Vieira. Sociedade cooperativa de gravadores portugueses: o renascimento da gravura em Portugal. Lisboa 2010.
- Tese de mestrado em História da Arte Contemporânea apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em setembro de 2010.
- SANTOS, David. SARDO, Delfim. A Doce e Ácida Incisão: A Gravura em Contexto (1956-2004).
- Catálogo da exposição realizada no Museu do Neo-Realismo.
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Obras da Gravura: Cooperativa de Gravadores Portugueses no site da Biblioteca Nacional de Portugal.
- A doce e ácida incisão: A gravura em contexto (1956-2004). Exposição no Museu do Neo-Realismo. Informação no site da Culturgest.
- A doce e ácida incisão: A gravura em contexto (1956-2004). Exposição no Museu do Neo-Realismo.