Graziadio Isaia Ascoli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Graziadio Isaia Ascoli

Graziadio Isaia Ascoli (Gorizia, 16 de julho de 1829Milão, 21 de janeiro de 1907), foi um linguista italiano.

Autodidata, dedicou-se desde jovem a estudos de linguística oriental. Em 1861, recebeu em Milão a cátedra de linguística, criada especialmente para ele. Posteriormente, limitou seus estudos às línguas indo-européias e neolatinas, sendo esse o período mais fecundo de sua produção científica. Nessa época publicou Cursos de glotologia, em 1870 e Estudos críticos, em 1877. Em 1873, fundou a revista Arquivo glotológico italiano.

Considerado um dos fundadores da linguística como ciência moderna, Ascoli enunciou a famosa teoria segundo a qual uma língua imposta por um povo a outro sofrerá alterações que aparecerão na língua dominante.

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.