Grease (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o musical da Broadway, veja Grease.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde julho de 2012). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Grease
Grease - Brilhantina (PT)
Grease - Nos Tempos da Brilhantina (BR)
 Estados Unidos
1978 •  cor •  110 min 
Direção Randal Kleiser
Baseado em Grease de Jim Jacobs e Warren Casey
Elenco John Travolta
Olivia Newton-John
Stockard Channing
Jeff Conaway
Gênero Musical
Distribuição Paramount Pictures
Lançamento Estados Unidos 16 de Junho de 1978
Brasil 17 de Outubro de 1978
Portugal 11 de Maio de 1979
Idioma Inglês
Orçamento US$ 6 milhões
Receita US$ 394 955 690
Cronologia
Grease 2
Página no IMDb (em inglês)

Grease (Grease — Nos Tempos da Brilhantina BRA ou Grease — Brilhantina POR) é um filme estadunidense de 1978, dirigido por Randal Kleiser e com a participação de John Travolta e Olivia Newton-John.

O orçamento de Grease foi de 6 milhões de dólares, com arrecadação mundial de 394 milhões de dólares, sendo, até hoje, um dos filmes musicais de maior arrecadação de bilheteria nos Estados Unidos.[1] Teve uma continuação em 1982, Grease 2, com Michelle Pfeiffer no papel principal, mas não obteve o mesmo sucesso.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No verão de 1958, o greaser Danny Zuko e a doce australiana Sandy Olsson se encontram na praia e se apaixonam. Quando o verão chega ao fim, Sandy, cuja família está voltando para a Austrália, teme que eles nunca mais se encontrem novamente, mas Danny diz a ela que o amor deles é "apenas o começo". No início do novo ano escolar na Rydell High School ("Grease"), Danny se reúne com seus colegas de gangue, os T-Birds, dos quais seu melhor amigo Kenickie, juntamente com Doody, Sonny e Putzie são membros. Enquanto isso, sem o conhecimento de Danny, Sandy chega na escola, com os planos de sua família mudando, com seu novo amigo Frenchy, um membro das Pink Ladies. Outras Pink Rizzo, Marty e Jan também chegam animadas por serem veteranas.

No almoço, Frenchy apresenta Sandy às outras Pink Ladies, enquanto Danny e os T-Birds tiram sarro de praticar jogadores de futebol, incluindo o belo Tom Chisum. Cada grupo pergunta a Danny e Sandy, respectivamente, sobre seus verões e cada um descreve independentemente seu romance sem usar o nome do outro. A versão de Sandy enfatiza o romance, verdade e pureza, enquanto a versão de Danny é mais sexual ("Summer Nights"). Voltou para a aula, Sandy revela que foi Danny Zuko que ela conheceu, e Rizzo provoca que talvez ela se encontre com ele novamente.

Em uma mobilização antes de um jogo de futebol , Sandy se apresenta com a torcida e chama a atenção de Tom Chisum. Kenickie chega com um carro batido, ele diz que planeja reconstruir para que ele possa competir na Thunder Road, um popular local de corrida de rua . Rizzo coloca Sandy e Danny juntos, surpreendendo os dois. Sandy está emocionada por se reunir com seu amor de verão, mas Danny, tentando impressionar os outros T-Birds, age de forma detestável e indiferente, perturbando Sandy. Frenchy convida Sandy para uma festa do pijama com as Pink Ladies para animá-la.

Rizzo e as outras garotas pressionam Sandy a fumar um cigarro e tomar um gole de vinho na festa do pijama. Frenchy revela que ela planeja deixar Rydell para ir para a escola de beleza e, em um esforço para provar a si mesma, tenta furar a orelha de Sandy, deixando Sandy doente. Rizzo tira sarro de sua natureza inocente ("Olhe para mim, eu sou Sandra Dee") e sai quando os T-Birds chegam no carro de Kenickie. Rizzo tenta deixar Danny com ciúmes flertando com Kenickie, mas Danny fica indiferente e sai. Kenickie sai com Rizzo, encalhando Putzie, Sonny e Doody. Sandy lamenta seus sentimentos em relação a Danny, apesar de seu comportamento anterior ("Hopelessly Devoted to You").

Kenickie e Rizzo, enquanto estão no meio do sexo, são interrompidos por Leo e Cha-Cha, garimpeiros rivais. Leo insulta Rizzo e deliberadamente bate seu próprio corredor de rua em Kenickie. Ao mesmo tempo, o preservativo de Kenickie se quebra.

No dia seguinte, os T-Birds examinam o carro de Kenickie e, apesar de inicialmente duvidarem de seu potencial, Danny e Kenickie explicam as modificações que poderiam acrescentar para torná-lo uma máquina de sexo quente ("Greased Lightnin '"). No popular local The Frosty Palace, Danny pede desculpas a Sandy por seu comportamento no comício, mas ela o rejeita. Em uma tentativa de impressionar Sandy, Danny aborda o treinador Calhoun sobre se juntar a um time. Depois de brigar com os atletas no basquete , no wrestling e no beisebol , Calhoun sugere corridas de cross country . Ele consegue chamar a atenção de Sandy e os dois se reconciliam.

Danny leva Sandy ao Frosty Palace para um encontro. Kenickie os encontra e a gangue fica junto; Danny e Sandy, desconfortáveis ​​com os outros, saem. Putzie pede a Jan para o próximo baile da escola e ela concorda. Kenickie e Rizzo discutem e seguem caminhos separados. Frenchy, cujo cabelo ficou rosa, diz a uma garçonete que ela abandonou a escola de beleza e é visitada por um anjo da guarda que a aconselha a voltar para Rydell ("Desistente da Escola de Beleza").

No baile da escola, Leo e Cha-Cha aparecem como as respectivas datas de Rizzo e Kenickie. Vince Fontaine, que está realizando uma transmissão ao vivo da dança, flerta com Marty. Todos os alunos participam de um concurso de dança que desce ao caos ("Born to Hand Jive"). Danny e Sandy se saem bem, mas Sonny puxa Sandy para fora da pista de dança, permitindo que Cha Cha entre e ganhe com Danny. Sonny, Putzie e Doody lua da audiência nacional de TV, o que levou principal McGee para ameaçar a dizer autoridades federais.

Danny pede desculpas a Sandy e tenta fazer as pazes com ela, levando-a para um cinema drive-in. Ela é impassível por seus pedidos de perdão até que ele pede que ela use seu anel, que ela aceita alegremente. Danny, em seguida, tenta fazer com ela, causando Sandy com raiva jogar seu anel para ele e fugir, deixando Danny distraído ("Sandy"). Enquanto isso, Rizzo admite que ela pode estar grávida de Marty e pede que ela mantenha em segredo, mas a história volta para Kenickie. Rizzo diz a Kenickie que o bebê não é dele, o que tanto o alivia quanto o perturba.

No dia seguinte, os T-Birds terminaram o carro de Kenickie e ele está ansioso para competir contra o de Leo na Thunder Road. Sandy diz a Rizzo que ela planeja assistir a corrida e se oferece para ajudar Rizzo, apesar dos rumores sobre o personagem de Rizzo que foram espalhados pela escola. Ela agradece a Sandy e reflete consigo mesma sobre como seus pecados não são tão ruins quanto poderiam ser ("Existem coisas piores que eu poderia fazer").

Os T-Birds, Pink Ladies e Scorpions se reúnem para a corrida, com o vencedor recebendo o carro do perdedor como prêmio. Pouco antes de a corrida começar, Kenickie bate a cabeça e pede a Danny que corra por ele. Danny concorda e, apesar de Leo usar calotas bladed (em uma seqüência em homenagem a Ben-Hur ), vence a corrida. Sandy observa de longe e conclui que ela deve mudar sua abordagem à vida se quiser conquistar Danny, pedindo ajuda a Frenchy ("Olhe para mim, sou Sandra Dee (Reprise)").

A turma comemora a formatura em um carnaval de escola onde Rizzo diz a Kenickie que ela não está grávida e eles se reúnem. Danny chega vestindo uma de Letterman camisola, prometendo fazer o que for necessário para ganhar Sandy. Sandy choca os T-Birds quando ela chega com um estilo de cabelo novo e mais selvagem e vestindo uma roupa preta reveladora e jaqueta de couro. Na música, Danny e Sandy reafirmam seu compromisso um com o outro ("Você é o que eu quero"). Jan se preocupa que, após a formatura, a turma não volte a se ver, mas Danny não concorda. Eles celebram sua amizade ("We Go Together") e Danny e Sandy partem em um hot rod vermelho, que toma vôo enquanto acenam adeus a seus amigos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • John Travolta - Danny Zuko
  • Olivia Newton-John - Sandy Olsson
  • Stockard Channing -Betty Rizzo
  • Jeff Conaway - Kenickie Murdock
  • Barry Pearl - Doody Fonzo
  • Michael Tucci - Sonny LaTierri
  • Kelly Ward - Roger Putzie
  • Didi Conn - Frenchy
  • Jamie Donnelly - Jan
  • Dinah Manoff - Marty Maraschino
  • Eve Arden - Diretora McGee
  • Edd Byrnes - Vince Fontaine
  • Ellen Travolta - Garçonete da lanchonete
  • Annette Charles - Charlene DiGregorio (Cha-Cha)
  • Frankie Avalon - Teen angel (canta para a personagem Frenchy)
  • Sid Caesar - Treinador Calhoun
  • Alice Ghostly - Sra. Murdock
  • Dody Goodman - Blanche Hodel
  • Susan Buckner - Patty Simcox
  • Lorenzo Lamas - Tom Chisum Honeywell
  • Fannie Flagg - Enfermeira Wilkins
  • Eddie Deezen - Eugene Felsnic
  • Dennis Cleveland Stewart - Leo (Líder dos Scorpions)

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Grease teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Em base de 15 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 70% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 8.0, usada para avaliar a recepção do público.[2]

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Premiações[editar | editar código-fonte]

  • Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Canção Original ("Hopelessly Devoted to You").
  • Recebeu 5 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (John Travolta), Melhor Atriz - Comédia/Musical (Olivia Newton-John) e Melhor Canção Original ("Grease" e "You're the One that I Want").

Referências

  1. «Musical». Box Office Mojo. Consultado em 24 de maio de 2011. 
  2. «Grease» (em inglês). Metacritic. Consultado em 3 de agosto de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]