Greedo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
SWCE - Greedo (810726055).jpg


Greedo
Personagem fictícia de Star Wars
Morte 102 horas antes da Batalha de Yavin
Origem Rodia
Espécie Rodiano
Cabelo Nenhum
Olhos Preto
Afiliações Clã Tetsu
Armas Pistola Blaster
Interpretado por Maria De Aragon

Paul Blake

Espécie Rodiano
Afiliações Clã Tetsu

Greedo é um personagem fictício da saga de Star Wars (Guerra nas Estrelas), tendo estreado no Episódio I e no Episódio IV. Na saga, ele atua como um caçador de recompensas Rodiano, nascido no planeta Rodia.

Esse personagem também aparece na série Lego Star Wars de blocos de montar e como personagem jogável no DLC "Orla Exterior" do jogo Star Wars: Battlefront (2015)

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele cresceu numa vila com sua mãe Neela, seu irmão caçula Pqweeduk e seu tio Nok. O clã dominante no local, Chattza, descobriu a localização da vila de Greedo e a atacou, mas sua família escapou a tempo. Ele e sua família foram para Tatooine, e Greedo aprendeu a se virar nas ruas do planeta. Em sua adolêscencia em Tatooine, o temperamento de Greedo era característico. Tendo acusado Anakin Skywalker de trapacear na corrida de pods. Seu amigo, W. wald lhe disse, certa vez, que ele terminaria em um mal caminho se continuasse assim. Greedo eventualmente tornou-se um caçador de recompensas. Um dia, viu a nave do mecânico Shug Ninx, era uma nave que Greedo queria mais que tudo. Um dia, não resistiu e roubou as juntas de força da nave. Mas aquelas juntas não eram da nave que ele queria, e sim, da Millennium Falcon, que estava na oficina de Ninx. Descoberto seu roubo, Chewbacca o pegou enquanto observava a Falcon. Han Solo viu que ele era só um pobre garoto, e lhe deu as juntas de força usadas da Falcon. Greedo se sentiu humilhado, sendo vítima de caridade. Quis vingança.

Ele foi um dos caçadores de recompensa contratados por Jabba para capturar Han Solo. Vendo no seu objetivo, além de ser compensado em dinheiro, teria sua tão almejada vingança, ele não pode recusar. Encontrou Solo na Cantina de Mos Eisley, em Tatooine. Ordenou que Solo pagasse sua dívida a Jabba, mas o mercenário corelliano disse que não tinha o dinheiro em mãos. Na edição original do filme, sob a mira da arma de Greedo, Solo dispara sua pistola laser por baixo da mesa, pegando Greedo de surpresa. Na reedição do filme, no final da década de 1990, George Lucas, contaminado pela onda do "politicamente correta" nos EUA modifica a cena usando recursos de computação gráfica fazendo com que Greedo atirasse primeiro em Solo. O resultado não apenas ficou péssimo e artificial, como destrói a característica original do personagem Han Solo. Quase a totalidade dos fãs da série abominaram tal modificação. Alguns chegaram a criar um movimento na internet chamado "Han Shoots First" como forma de protesto a essa intromissão desnecessária na obra original.