Gregory Olsen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gregory Olsen
Gregory Olsen
Nascimento 20 de abril de 1945 (79 anos)
Nova Iorque, EUA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Carreira espacial
Turista da Space Adventures
Tempo no espaço 9d 21h 15m[1]
Seleção 2005[1]
Missões
Aposentadoria 2005[1]

Gregory Hammond "Greg" Olsen (Nova Iorque, 20 de abril de 1945) é um empreendedor e cientista norte-americano, terceiro turista espacial da história ao ir ao espaço em outubro de 2005, a bordo da Soyuz TMA-7, após seu compatriota Dennis Tito, (2001) e do sul-africano Mark Shuttleworth, (2002).

Dono de uma empresa de desenvolvimento de material óptico-eletrônico e de câmeras de infravermelho, da qual a NASA é cliente, Greg Olsen realizou seu vôo pela empresa Space Adventures, que através de um acordo comercial com a direção do programa espacial russo, leva turistas ao espaço pelo preço estimado em U$20 milhões, após um programa de treinamento e avaliação física dos candidatos na Cidade das Estrelas, local de treinamento dos cosmonautas russos.

Olsen subiu ao espaço em 3 de outubro de 2005 com a missão russa Soyuz TMA-7, para uma estadia de uma semana na ISS (Estação Espacial Internacional), durante a qual, além de apreciar a viagem para fora da atmosfera terrestre e a sensação de gravidade zero, realizou diversas experiências e estudos de astronomia.

O Dr. Olsen realiza diversas palestras através dos Estados Unidos para encorajar crianças – principalmente as meninas e as crianças das minorias étnicas – a estudarem para seguir carreira em ciências e engenharia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Astronaut Biography: Gregory Olsen». 18 de abril de 2018. Consultado em 8 de agosto de 2021 

Ligações externas (em inglês)[editar | editar código-fonte]