grep

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

grep é um aplicativo para linha de comando de sistemas Unix/Linux que faz buscas no conteúdo dos arquivos (ou input) procurando linhas que respeitem a expressão regular mencionada. Todas as linhas encontradas são mostradas na saida padrão (geralmente o monitor).[1]

O nome da aplicação provém de três comandos (global / regular expression / print) disponíveis em anteriores editores de text como o ed.

Este programa encontra-se também disponível para utilização em ambiente Windows através da biblioteca de ferramentas Cygwin, do projecto gnuwind32 entre outras variantes comerciais.

Exemplo[editar | editar código-fonte]

ps aux | grep <nome>

Resultado: O exemplo acima demonstra a utilização do grep em conjunto com outro comando. O primeiro comando lista todos os processos para o standard output sendo este utilizado depois para alimentar o grep que apenas listará os processos com o nome mencionado.


O seguinte exemplo apresenta a utilização da flag -F do programa. Esta flag permite a pesquisa num conjunto de ficheiros pela ocorrência de qualquer um dos padrões submetidos.

grep -F 'if 
then 
else 
fi' file1 file2

Assim seriam apresentadas todas as linhas, dos ficheiros file1 e file2, onde fosse encontrada qualquer uma das quatro palavras mencionadas acima.

Referências

  1. grep – Commands & Utilities Reference, The Single UNIX Specification, Issue 7 from The Open Group

Ver também[editar | editar código-fonte]