Grial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Grial
Frequência trimestal
Editora Editorial Galaxia
Circulação Galiza
Categoria Política
Economia
Cultura (Cultura galega)
País Na região da Galiza
Flag of Spain.svg Espanha
Idioma (em galego)
Fundação 1963

Grial é uma revista de publicação trimestal editada pela Editorial Galaxia (Vigo), desde 1963. Pode considerar-se como um das melhores referências da revistas culturais galegas.

De seguido se converteu nunha revista de prestixio, dentro e fóra do país, na que colaboraron xentes de todas as ideoloxías do galeguismo e que levou a cabo un labor tanto de estudio da realidade galega, como de información da cultura exterior, seguindo a filosofía aperturista da que xa temos falado. — (Ramón Piñeiro: Da miña acordanza).

Como antecedente da revista cabe lembrar a Colección Grial, publicada também pela Editorial Galaxia em 1951 mas que foi fechada pela censura franquista depois da publicação de apenas quatro números.

Na revista Grial aparecem trabalhos que obedecem a um nobre propósito: informar sobre a realidade da Galiza, e informar e reflexionar sobre os mais diversos aspectos da cultura universal. Inicialmente, os diretores da revista foram Ramón Piñeiro e Francisco Fernández del Riego. Em 1989 assumiu a direção Carlos Casares Mouriño e, depois da morte deste em 2003, os diretores são Víctor Freixanes e Henrique Monteagudo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Grial


Ícone de esboço Este artigo sobre uma revista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.