Grip

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Traditional grip

Grip ou pegada é o modo como o baterista ou percussionista segura a baqueta em sua mão.

Tipos de grip[editar | editar código-fonte]

Traditional grip[editar | editar código-fonte]

A pegada tradicional ou regular vem dos tempos de guerras do século XVIII, quando o percussionista tinha que tocar de pé com as baquetas. Muitos bateristas e percussionistas, principalmente os que tocam o estilo jazz, continuam a usar este modo, mas apenas para a mão esquerda. Esse tipo de grip ainda é muito utilizado em bandas marciais e fanfarras. Diversos bateristas de rock também a utilizam, como Neil Peart e Stewart Copeland.

Nesta pegada, a baqueta é passada entre o dedão e o indicador (estes dois dedos desempenhando a função de eixo da alavanca formado pelo conjunto dedos+baqueta) e entre o dedo médio e o anelar (cuja função é controlar a descida e subida da baqueta, através da alavanca).

Matched grip[editar | editar código-fonte]

Matched grip

Esta pegada é muito mais recente. Trata-se de pegar a baqueta do mesmo modo nas duas mãos. Também pode ser chamada de pegada moderna.

Nesta pegada, a baqueta é segura pelo indicador e pelo dedão, estes dedos desempenhando a função de eixo da alavanca, com os mais dedos (médio, anelar e mínimo) controlando a descida e subida da baqueta.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Som Batera Site com Dicas, Partituras e Exercícios para bateristas
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.