Viktor Grishin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Grishin)
Viktor Grishin
Viktor Grishin
Nascimento 5 de setembro de 1914
Sérpukhov
Morte 25 de maio de 1992
Moscovo
Sepultamento Cemitério Novodevichy
Cidadania União Soviética
Ocupação político, sindicalista, estadista, memorialista
Prêmios
Causa da morte infarto

Viktor Vasilyevich Grishin (em russo: Ви́ктор Васи́льевич Гри́шин; 18 de setembro de 191425 de maio de 1992) foi um político soviético, conhecido por sua linha dura dentro das discussões partidárias, exercidas principalmente durante a Era da Estagnação.
Seu mais alto cargo foi a associação ao Politburo da União Soviética, entre 1971 e 1986, após dez anos como candidato.

Nasceu em Serpukhov, Moscou, entre 1938 e 1941, serviu ao Exército Vermelho, e em 1941 torna-se funcionário do Partido Comunista, em 1967, alcança sua aspiração e torna-se líder do partido na região de Moscou.
Ficou conhecido por suas atitudes duras, como nas eleições para presidente do Soviete Supremo, em 1985, Grishin fez com que o já doente terminal Konstantin Chernenko votasse por ele, marcando para sempre a carreira de Grishin.
Mesmo com o voto de Chernenko, Grishin perdeu a eleição de 1985 para Gorbachov, e mais tarde se tornaria um fraco apoiante do novo presidente.
Mais tarde, Gorbachov expulsaria Grishin do partido.

Em uma entrevista para o jornal conservador russo A Jovem Guarda, em 1991, Grishin declarou que o único motivo de sua derrota foram os pensamentos da juventude do partido, citando inclusive Igor Ligachev, o mesmo que articulou o golpe contra Gorbachov, em 1991, mas que inicialmente detinha apoio de Gorbachov, e acrescentou que o temiam como o chefe do partido, pois eles sabiam que perderiam seus cargos."

Aos 78 anos de idade, morre Viktor Grishin, que por seus atos heróicos durante a Grande Guerra Patriótica é enterrado na Necrópole da Muralha do Kremlin.
O então retirado Grishin, extremamente conservador foi substituído por Bóris Iéltsin, totalmente liberal, como líder do partido comunista em Moscou.