Grogue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Garrafa de grogue com arruda.
Garrafa de grogue com percebes.

O grogue é uma bebida alcoólica quente feita à base de rum, água e açúcar. O almirante inglês Vernon, alcunhado de Old Grog (daqui a denominação da bebida), tornou-se célebre, em 1740, ao mandar os marinheiros aumentar a ração de rum adicionando água, mantendo a ração dos oficiais sem nenhuma mistura.

Cabo Verde[editar | editar código-fonte]

Trapiche em Ribeira da Cruz, Santo Antão, Cabo Verde

Em Cabo Verde a palavra grogue (grogu ou grog’, em crioulo) designa a aguardente de cana-de-açúcar simples, ou seja rum. Os métodos são fundamentalmente artesanais e quase toda a cana-de-açúcar é usada para a produção de grogue. A moenda da cana é efectuada em trapiches.

Em Cabo Verde é feita uma bebida à base de grogue denominada pontche, que inclui limão e açúcar, semelhante à poncha da ilha da Madeira.

A produção de cana-de-açúcar e grogue é maior nas ilhas de Santo Antão e Santiago. Dada a diminuta produção de grogue em Cabo Verde, face à procura, o grogue adulterado é também produzido a partir de açúcar.

Depois de preparado, podem também ser mergulhadas ervas medicinais no grogue, como por exemplo a arruda, o alecrim e a erva-doce. Existe também grogue com percebes.

Em alguns locais turísticos, é possível encontrar também caipirinha preparada com grogue.

Ícone de esboço Este artigo sobre Cultura de Cabo Verde é um esboço relacionado ao Projecto Cabo Verde. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.