Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) é uma parcela do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Esta OM está subordinada ao Comando do 7.º Distrito Naval.

História[editar | editar código-fonte]

Foi criado pelo Decreto n.º 51.321, de 2 de Setembro de 1961 e fundado após uma macha a pé entre o Rio de Janeiro e Brasília. Esta marcha, que foi denomidada Operação Alvorada, ocorreu entre 28 de janeiro e 20 de abril de 1960, sob o comando do Capitão-de-Corveta (FN) Clinton de Queirós Barros que portava uma carta do então Ministro da Marinha para ser entregue ao Presidente Juscelino Kubitschek por ocasião da fundação de Brasília.

O seu aquartelamento inicial foi na Área Alfa (Saída Sul), em Brasília. Em 10 de agosto de 1970, foram inauguradas as suas instalações às margens do lago Paranoá, ocasião em que teve a sua bandeira hasteada pelo presidente da República.

Em 11 de março de 1974 foi criado o Quartel do Campo de Adestramento do GptFNB (CADEST) que, atualmente, tem o nome de Centro de Instrução e Adestramento de Brasilia (CIAB), criado em 1997, com turmas de Formação de SD-FN e MN.

Tropa formada no pátio de formaturas do GptFNB, nesta ocasião foi utilizado o uniforme 'Garança' cujo nome demonstra a bravura dos soldados, e sua cor demonstra o sangue derramado nas árduas batalhas.
Tropa Formada

Ligações externas[editar | editar código-fonte]