Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa) é uma parcela do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Sua origem remonta à criação, durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, da Terceira Companhia Regional de Fuzileiros Navais, sediada em Natal, no Rio Grande do Norte.

Posteriormente, em 1963, esta Companhia Regional foi ampliada e recebeu a atual denominação. A partir de 1971, passou a ocupar as suas atuais instalações, que pertenciam ao Centro de Instrução Almirante Tamandaré (CIAT). Finalmente, a partir de 1976, com a extinção do Grupamento de Fuzileiros Navais de Recife (GptFNRe), o GPtFNNa passou a ser o único na área do Comando do 3.º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

Atribuições[editar | editar código-fonte]

Entre as atribuições do grupamento relacionam-se as de contribuir para o preparo e aplicação do Poder Naval na área de jurisdição do 3° Distrito Naval, mantendo-se em condições de participar de operações terrestres de caráter naval, destinadas a prover a defesa de portos, bases, instalações navais e de outros elementos componentes do Poder Marítimo, bem como ações de Segurança Interna compatíveis com a sua composição.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]