Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos
Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra)
Visão geral
Nome completo Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos
Sigla GARRA
Fundação 27 de outubro de 1977 (46 anos)
Tipo Grupo operacional de elite da polícia judiciária
Subordinação Polícia Civil do Estado de São Paulo
Direção superior Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE)
Estrutura operacional
Sede São Paulo  São Paulo
 Brasil
Website www.policiacivil.sp.gov.br
Portal da polícia
editar

O Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (GARRA), é um grupo especializado do Departamento de Operações Políciais Estratégicas (DOPE) da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Importante ressaltar que não há redundância entre roubo e assalto na antiga denominação do grupo, visto que, na época de sua criação existia o crime de roubo, previsto no código penal e o crime de assalto, previsto na lei de segurança nacional.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Viaturas do GARRA

Foi criado em 1976, pelo Dr. Jorge Miguel, com a extinção da RUDI (Rondas Unificadas do Departamento de Investigações), na estrutura organizacional do Departamento Estadual de Investigações Criminais (antiga denominação do DEIC). Recebeu como atribuição a imediata perseguição, além de atuar na prevenção de crimes.

Hoje, o GARRA possui 5 grupos subdivididos em plantões, cada qual contando com oito equipes, supervisionadas por um Delegado de Polícia, cobrindo toda a região da capital, podendo estender-se para outros municípios do Estado, conforme entendimento do Delegado de Policia Diretor do Departamento.

Além dos 5 grupos de viaturas e respectivas guarnições, o GARRA conta, também, com dois grupos especiais de motociclistas policiais que compõem o Grupo Especial de Motocicletas - GEM, dando mais agilidade no atendimento de ocorrências, sendo utilizado também em escoltas de dignitários e autoridades nacionais e estrangeiras.

Existem projeções do GARRA sediadas em outras cidades, tal como o GARRA de Santo André, de São Bernardo, de Diadema, de Osasco e de Taboão da Serra, subordinadas ao Demacro - Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo, e no interior, como o GARRA de Campinas, que em linhas gerais, seguem a mesma doutrina, aplicada às suas realidades.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.