Grupo Benfica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Grupo Benfica: é um conjunto de empresas de transporte rodoviário brasileiro.

História da Benfica[editar | editar código-fonte]

Foi criado em 1955 na cidade de São Caetano do Sul pelos irmãos portugueses Manuel, Filipe, Arnaldo e Alexandre (que ingressaria no grupo somente em 1975) de Figueiredo Freitas, após adquirirem a empresa Viação São Bento Ltda.

O Grupo[editar | editar código-fonte]

O Grupo Benfica atualmente é composto de 8 empresas:

Transportadora Turística Benfica[editar | editar código-fonte]

Torcedores do Sport Lisboa e Benfica, renomearam a empresa Viação São Bento Ltda para Transportadora Turística Benfica Ltda (que foi a primeira empresa do grupo), com sede em São Caetano do Sul e filiais em Pelotas (RS), Três Lagoas (MS). Pontos de Apoio: Ribeirão Preto (SP), Capão Bonito (SP), Paulo de Farias (SP), Mogi-Mirim (SP) e Diadema onde opera uma parte do transporte coletivo municipal desde 2011, com a privatização da Empresa de Transporte Coletivo de Diadema.

Santa Cruz Transportes Ltda[editar | editar código-fonte]

Fundada em 2014, na cidade de Mogi Mirim / SP, após a compra das linhas urbanas e de fretamento, que antes pertenciam ao Grupo Santa Cruz Transportes. A empresa está sediada no município de Mogi Guaçu / SP, vizinha a Mogi Mirim, onde divide a garagem do Grupo. Na compra da linha, foi também feita as compras dos carros, funcionários e escritórios do Grupo Santa Cruz Transportes. A Santa Cruz Transportes LTDA detém apenas 90% da garagem de Mogi Guaçu, sendo que os 10% restantes, pertencem ao Grupo Santa Cruz, pois, lá, estão ainda os veículos da Viação Santa Cruz S/A que operam as linhas da cidade de Mogi Guaçu, que não foram compradas pela Santa Cruz Transportes.

Benfica Cargas e Logística Ltda[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1962 foi nomeada inicialmente Fimar Transportes Coletivos Ltda com sede em Guarulhos, sendo renomeada em 1997 Benfica Cargas e Logística Ltda. Nessa mesma época e aberta uma filial em Manaus. É a parte do grupo com atuação no transporte de cargas.

Benfica Barueri Transporte e Turismo (BBTT)[editar | editar código-fonte]

Em 1975 a Viação Boa Vista de Barueri é adquirida e em 1977 é renomeada Benfica Barueri Transporte e Turismo. Adquire a concessão das linhas de ônibus urbano municipal de Barueri, Jandira e Itapevi, operando também as linhas intermunicipais a partir desses municípios rumo à São Paulo.

No ano de 1983 abre filial em Sorocaba para fretamento e turismo no estado de São Paulo. Posteriormente essa atividade se concentraria na Viação Águia Real e na Transportadora Turística Benfica Ltda, braços de fretamento e turismo do grupo.

Já no estado do Rio Grande do Sul é aberta a empresa Benfica Sul Turismo Ltda, criada para atender o setor de fretamento e turismo na região Sul (onde o grupo se instalou em 1980).

Com a abertura das garagens de Barueri (1989) e Jandira (2000), a empresa intensifica sua operação nessas cidades além de Itapevi. Durante a década de 90, a prefeitura de Barueri encerra as atividades da Companhia Municipal de Transportes de Barueri e com isso a Benfica BBTT se torna a única empresa de ônibus urbano da cidade.

No transporte intermunicipal, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo reagrupa as empresas operadoras de ônibus urbanos intermunicipais em consórcios distribuídos em 5 áreas. Com isso a Benfica BBTT passa a participar do Consórcio Anhanguera - Área 2.

Águia Real Transportes, Turismo e Empreendimentos[editar | editar código-fonte]

Inaugurada em 1983 na cidade de Sorocaba como divisão de fretamento e turismo da Benfica BBTT. Posteriormente em 1989 é renomeada Águia Real Transportes, Turismo e Empreendimentos, e em 2011 é incorporada pela própria Benfica BBTT, sendo assim, extinta.

Viação Noiva do Mar Ltda[editar | editar código-fonte]

Criada em 1980 na cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. Atua no transporte urbano de ônibus municipal e fretamento nessa cidade.

Benfica Sul Turismo[editar | editar código-fonte]

Criada em 1995 como divisão do grupo Benfica responsável pelo fretamento e turismo na região Sul do Brasil. (Posteriormente NOIVA DO MAR)

Ralip Transportes Rodoviários Ltda[editar | editar código-fonte]

Criada em 1994, na cidade de Pilar do Sul. Ja atuou no transporte municipal das cidades de Pilar do Sul, Tapiraí, Araçariguama e atualmente opera apenas emBarueri e opera 3 linhas intermunicipais (417TRO, 463TRO e 833TRO) no Consórcio Anhanguera pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos do Estado de São Paulo (EMTU).


Ligações externas[editar | editar código-fonte]