Grupo Desportivo Alcochetense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alcochetense
Nome Grupo Desportivo Alcochetense
Fundação 1937 (80 anos)
Estádio Estádio António Almeida Correia (Foni), em Alcochete
Capacidade 5.000 Pessoas
Presidente Portugal Nuno Reis
Treinador Portugal Vitor Conceição
Competição 1ªDivisão
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Grupo Desportivo Alcochetense é um clube português, sedeado na vila de Alcochete, distrito de Setúbal. Instituição de Utilidade Publica e Clube emblemático da região, conta com cerca de 1000 sócios e tem nos seus quadros cerca de 350 atletas espalhados por sete escalões.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado a 1 de Janeiro de 1937. Fundado por um grupo de simpatizantes de futebol, o Grupo Desportivo Alcochetense assim denominado por um dos seus fundadores, João Mitra, iria colmatar as paragens de actividade de outros clubes de Alcochete, como o Imparcial, o Sport e o 1º de Maio. O seu equipamento verde e branco, listado na horizontal, apenas se deve à simpatia clubística pelo Sporting Clube de Portugal, da maioria dos fundadores, existindo nesse grupo outras preferências.

O Campo da Praia foi primeiro campo de futebol do Grupo Desportivo Alcochetense, onde com autorização do dono das terras, os Fundadores o construíram devido à inexistência na altura de um campo de futebol camarário. Construído próximo de umas marinhas de sal de pertença do Sr. Dias de Sousa, o campo era extremamente arenoso e foi apelidado de “Amansa Cavalos”.

Os homens que fundaram o Grupo Desportivo Alcochetense, também pelas suas cores jogaram e em tudo auxiliavam. Nomes como António Luís Rodrigues, João Canteiro, António Lopes, Artur Rodrigues, João Mitra, João Rei entre outros, fizeram erguer o Grupo Desportivo Alcochetense.

A primeira sede do Grupo Desportivo Alcochetense foi na Rua do Troino num primeiro andar que faz esquina com a Rua José André dos Santos, só aproximadamente trinta anos depois é que a actual sede foi adquirida, situada na Rua do Amaral.

Estádio[editar | editar código-fonte]

O actual Estádio António Almeida Correia (Foni) com capacidade para 5000 pessoas, foi inaugurado em 1993, sucedendo ao Velhinho Campo de Jogos António Almeida Correia (Foni) que hoje em dia é um inovador parque lúdico.

Equipamento[editar | editar código-fonte]

A Cor dos equipamentos é camisola listada horizontalmente de verde e branco com calções pretos e meias verdes e brancas listadas horizontalmente ou Pretas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.