Grupo Santander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Grupo Santander
Sociedade Anónima
Slogan Banco do Juntos
Indústria Serviços financeiros
Fundação 1857
Sede Santander, Espanha
Áreas servidas Espanha, Reino Unido, Portugal, América Latina e Estados Unidos.[1]
Presidente Emilio Botín (Chairman)[2]
Vice-presidente Guillermo Romero[2]
Pessoas-chave Javier Marin Romano (CEO)[2]
Empregados 186.763[3]
Página oficial Página oficial
Uma agência do banco Santander

Grupo Santander (LSE: BNC, NYSESTD, BM&F Bovespa:SANB3) é um grupo bancário liderado pelo Banco Santander, o maior banco da zona euro, a sexta maior empresa do mundo, sendo a quarta do setor bancário (segundo lista da revista Forbes 2010). Tem sua origem em Santander, Cantábria, Espanha. A operação brasileira (Santander Brasil) é a maior, mais rentável e mais importante, representando 30% do lucro do grupo.[4] .

Grupo Santander no mundo.

Fez seu lançamento primário de ações (IPO - Initial Public Offering) na Bolsa Brasileira BOVESPA em outubro de 2009.

História[editar | editar código-fonte]

O Banco Santander foi fundado em 1857, operando inicialmente apenas na província de Santander (hoje Cantábria), porém posteriormente estendeu-se para toda a Espanha ao comprar diversos bancos. O Banco Hispanoamericano, por sua vez, foi fundado em 1900 com dinheiro de cubanos repatriados (visto a Guerra Espano-Americana de 1898), motivo ao qual deve o seu nome.

O Banco Central Hispano surgiu em 1919 da fusão de oito pequenos bancos. Posteriormente continuou a comprar outros bancos até que se tornou o principal banco privado da Espanha, nos anos de 1980.

Em maio de 2000, o Grupo Santander adquiriu o banco mexicano Serfín, que se tornou o Grupo Financeiro Santander Serfín, S.A. de C.V. e, finalmente, Santander. Em setembro de 2004, adquiriu o banco britânico Abbey National (que foi renomeado para Abbey depois).

Até agosto de 2007, sua denominação social era Banco Santander Central Hispano, mais conhecido por suas iniciais, BSCH. Em 13 desse mesmo mês, se mudou a dita denominação para a atual, de Banco Santander.


Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um banco ou instituição financeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.