Grupo Simões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grupo Simões
Grupo Simões
Gênero Sociedade limitada
Fundação 1943 (81 anos)
Fundador(es) Antônio Simões, Osmar Pacífico e Petronio Pinheiro
Sede Manaus, AM, Brasil
Área(s) servida(s) Região Norte
Empregados 500 [1]
Produtos Logística Portuária, Gás Carbônico e Veículos
Divisões Bebidas, gases e veículos
Subsidiárias Terminal Portuário de Novo Remanso
Carboman
Murano Veículos
Shizen Veículos
Website oficial www.gruposimoes.com.br

O Grupo Simões é um grupo empresarial brasileiro sediado na cidade de Manaus. É formado por 6 empresas e uma Sede Administrativa, organizadas em três grandes divisões Logística Portuária, Gases Industriais e Veículos, localizadas nos estados do Amazonas, Pará, e Rondônia gerando mais de 500 empregos diretos, além de tantos outros indiretos.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Em Manaus, Amazonas, aos 19 anos, seu fundador, Antônio de Andrade Simões, iniciou com a pequena Sorveteria Moderna, em 1943, e na mesma época, tornou-se sócio da padaria onde iniciou sua vida profissional aos 12 anos.[3]

Em 1962, desfez-se da sociedade, e inaugurou uma moderna fábrica de massas e bolachas: a Papaguara. Foi quando Antonio conheceu o segundo sócio, Petronio Augusto Pinheiro, e os negócios passaram a ganhar fôlego.

Em 1970, os dois foram audaciosos, e criaram a Refrigerantes da Amazônia, a primeira franquia da Coca-Cola no Norte do Brasil.

Sem parar de empreender, inauguraram em 1973 a fabrica de gás carbônico, Gás da Amazônia, garantindo assim uma das matérias primas essenciais na fabricação de refrigerantes. Então os dois sócios conheceram o que passaria a ser o terceiro sócio, fechando o trio de sócios que formaria o que é hoje conhecido como Grupo Simões, o Osmar Pacífico. Juntos, os 3 sócios adquirem em 1976 a COMPAR - Companhia Paraense de Refrigerantes, fabricante de Coca-Cola em Belém, Pará.

No decorrer da década de 80, são fundadas ainda as fábricas franqueadas de Coca-Cola em Rondônia, no Acre, no Amapá, e mais duas no Pará, nas cidades de Santarém e Marabá, e o Grupo Simões recebe reconhecimento da Coca-Cola do Brasil, como sendo "fabricante da década", em função da coragem e empreendedorismo de acreditar na região, e investir no negócio hoje as empresas de bebidas fundiram se e passaram a chamar-se Brasil Norte Bebidas.

Hoje, O grupo profissionalizado, mas de propriedade das famílias dos 3 sócios fundadores, é formado pelas divisões de Veículos, Logística Portuária e de Gases, contando com duas concessionárias de automóveis Murano e Shizen.

De 20 de abril de 1986 a 15 de março de 1993, foi dono da Rede Brasil Norte (RBN), afiliada da extinta Rede Manchete, com duas emissoras de TVs (Manaus e Porto Velho) e 38 repetidoras (36 em Amazonas e duas em Rondônia), quando foi vendida para a Igreja Assembleia de Deus. Porem a emissora de Porto Velho retornou ao controle do grupo alguns anos depois.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Grupo Simões. http://www.gruposimoes.com.br/area-de-atuacao.aspx. Consultado em 10 de julho de 2023  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. «Quem Somos - Área de Atuação | Grupo Simões». www.gruposimoes.com.br. Consultado em 10 de julho de 2023 
  3. «Quem Somos - Nossa História | Grupo Simões». www.gruposimoes.com.br. Consultado em 2 de setembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]