Grupo de jovens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde agosto de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Os grupos de jovens são pequenos grupos ligados a uma igreja evangelica ou catolica

Grupo[editar | editar código-fonte]

Cada grupo é constituído normalmente por cerca de dez a quinze pessoas (ou mais se assim se entender) e tem o seu carisma próprio e maneira existir. Não existe propriamente um modelo, pronto a ser copiado. Regra geral, existem duas ou três pessoas responsáveis pela sua animação, que reunião após reunião, vão delineando as características do grupo.

Contudo, existem elementos que são comuns à maioria dos Grupos de Jovens. Por exemplo, o facto de ter como base um grupo de amigos que partilham a mesma fé, o facto de estarem atentos aos problemas sociais, respondendo de uma forma ágil e voluntária e serem uma parte ativa da vida para paróquia onde estão inseridos.

Reuniões[editar | editar código-fonte]

estes grupos reúnem-se nos Sábados ou Domingos, embora naturalmente haja grupos que escolham outros dias da semana para as suas reuniões.

A periodicidade das reuniões depende da especificidade de cada grupo. Contudo, a larga maioria dos Grupos reúne-se uma vez por semana, cerca de uma hora.

As reuniões geralmente podem começar com oração inicial seguido por louvores e terminadas com uma oração final.

Atividades - voluntariado[editar | editar código-fonte]

As atividades mais comuns são festas de angariação de fundos, mantimentos ou vestuário para causas de solidariedade.

Existem também diversos retiros, que como o próprio nome o indica, são reuniões mais longas com o objectivo de "parar para pensar" ou refletir sobre determinado tema ou assunto. É também normal existir um retiro anual, normalmente chamado "Retiro Principal" ou "Retiro de Programação".