Gryllotalpidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGryllotalpidae
Gryllotalpa brachyptera
Gryllotalpa brachyptera
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Orthoptera
Gêneros
Ver texto

Gryllotalpidae trata-se de uma família taxonômica da ordem dos ortópteros (gafanhotos e grilos).[1] São insetos cilíndricos com cerca de 3-5 centímetros (1,2-2,0 em) de comprimento, com pequenos olhos e patas altamente desenvolvidas para escavação.

As espécies desta família são conhecidas popularmente pelos nomes de ralo (Portugal), paquinha (Brasil), cachorro-d'água, grilo-toupeira, entre outros.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Estes insetos variam em tamanho e aparência, mas a maior parte deles são de tamanho moderado para um inseto, tipicamente 3–5 cm de comprimento. Eles são musculosos, como se pode verificar, segurando um na mão, elas são inofensivas, mas os insetos confinados vão tentar cavar seu caminho para fora com uma força considerável. O abdômen é bastante macio, mas a cabeça, patas dianteiras, e protórax são fortemente desenvolvidos. As pernas traseiras são moldadas um pouco como as pernas de um grilo real, mas são mais adaptadas para empurrar ao escavar, em vez de saltar, o que eles fazem raramente e mal.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Ciclo de vida de um Gryllotapidae
Perna fossorial da frente de um Gryllotalpidae

Gêneros[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Paquinha». Jardineiro.net. Consultado em 19 de fevereiro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.