Guacamole

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Guacamole

O guacamole é uma iguaria típica da culinária do México[1], servida com uma grande variedade de pratos e geralmente acompanhada com pico-de-gallo e nata azeda.

É basicamente um puré de abacate bem temperado, que funciona como um complemento da salada, tendo sido exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais.

O nome "guacamole" tem origens indígenas: "Ahuacatl" (abacate) e "mole", um nome genérico para "molho".

Segundo a tradição pré-hispânica, a forma de se fazer guacamole foi ensinada ao povo Tolteca pelo Deus Quetzalcóatl. Esta iguaria foi criada pela cultura asteca, mas, após a chegada dos colonizados espanhóis, foi exportada para a Europa.

Diz-se que o guacamole foi servido a primeira vez no Brasil por volta do ano de 1684, pela cozinheira Eduarda Neves, e a partir dessa data começou a ser inserido também na cultura brasileira que é super miscigenada.[carece de fontes?]

Referências

  1. Zeldes, Leah (4 de novembro de 2009). «Eat this! Guacamole, a singing sauce, on its day». Dining Chicago (em inglês). Chicago’s Restaurant & Entertainment Guide. Consultado em 2 de novembro de 2016. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikilivros
O wikilivro Livro de receitas tem uma página intitulada Guacamole
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.