Guala de Roniis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guala de Roniis
Igreja Igreja Católica
Diocese Bréscia
Bréscia
Nomeação 1229
Fim do mandato 1239
Antecessor Alberto Razzati
Sucessor Elias Roberto
Consagração c. 1229
Bispo
Nome de nascimento Guala de Roniis
Nascimento 1180
Bergamo, Comuna de Milão
Morte 3 de setembro de 1244 (64 anos)
San Sepolcro d'Astino, Bergamo, Comuna de Milão
Nacionalidade Italiano
Brasão de armas Brasão de armas de Guala de Roniis
Dia de festa
Beatificação 1 de outubro de 1868
Basílica de São Pedro, Estados Papais
por Papa Pio IX
Padroado
  • Diocese de Bréscia
  • Diplomatas

Guala de Roniis (1180 - 3 de setembro de 1244) foi um padre católico italiano e um membro professo da Ordem dos Pregadores como um dos primeiros discípulos de Domingos de Gusmão.[1] De Roniis nasceu como um nobre e foi nomeado bispo de Brescia após a morte de Domingos, embora também tenha servido como um legado papal popular que lhe rendeu apoio popular e papal. Ele pediu demissão de sua sé episcopal para dedicar o resto de sua vida à solidão pacífica, embora sua reputação de santidade pessoal levasse inúmeras pessoas a procurá-lo em busca de seu conselho.[2]

A ratificação formal ao seu 'culto' local - ou devoção popular ao falecido bispo - permitiu que o Papa Pio IX confirmasse sua beatificação em 1º de outubro de 1868, dispensando a exigência de milagres conforme a confirmação do culto permite.[3]

Vida[editar | editar código-fonte]

Guala de Roniis nasceu em 1180 na província de Bérgamo e pertencia a uma famosa casa romana. Seus pais supervisionaram sua educação inicial e seu excelente progresso fez com que seus pais nutrissem grandes esperanças em relação ao seu futuro, ao mesmo tempo em que negligenciavam o pensamento de que talvez Deus tivesse uma surpresa reservada para seu filho e o curso de sua vida.

Ele ouviu Domingos de Gusmão pregar em 1219 e - como outros - ficou tão encantado com o caráter de Domingos que foi um dos primeiros a procurá-lo para se inscrever em sua nova Ordem dos Pregadores; ele logo recebeu o hábito do próprio Domingos e mais tarde recebeu a ordenação sacerdotal. Domingos logo chamou o padre a Bolonha para nomeá-lo um dos quatro encarregados da construção do convento de Santa Inês para freiras dominicanas , mas o projeto sofreu um breve fracasso com a oposição dos pais de Diana degli Andalò. Este ligeiro contratempo levou-o a regressar por um breve período a Bergamo. Ele serviu como um dos primeiros discípulos do santo e recebeu a nomeação deste último como o primeiro prior da ordem em Brescia, onde Domingos fundou um convento para a cidade.

Teodorico de Apolda e Jordão da Saxônia foram seus contemporâneos. De Roniis soube da morte de Domingos com grande tristeza em Brescia depois de ter uma visão. Ele havia adormecido com a cabeça apoiada no campanário de uma igreja e viu um frade subindo uma escada para o céu, onde anjos o cercavam - aquele frade era Domingos, sem o seu conhecimento na época. Ele estava prestes a partir para Bolonha quando soube que Domingos havia morrido no momento de sua visão.

O priorado de São Nicolau - agora denominado São Domingos - em Bolonha ficou vago e o povo de lá o elegeu para o cargo em 1226. Mas seu mandato tornou-se difícil com as tensões entre Bolonha e o rival de Mântua, o que levou o Papa Honório III a nomeá-lo como núncio papal nas duas cidades, para que pudesse assegurar a reconciliação entre as cidades em guerra; ele conseguiu negociar os termos de paz estabelecidos para uma década. O novo Papa, Gregório IX, então o nomeou legado papal para Frederico II, a fim de induzi-lo a cumprir sua promessa, muitas vezes quebrada, de marchar em uma cruzada pelo alívio dos fiéis em Jerusalém. Em 20 de julho de 1225, ele supervisionou o bem-sucedido Tratado de San Germano em Cassino.

Brescia ansiava por seu retorno e quando o bispo da diocese morreu, o povo pressionou muito para que o padre fosse nomeado o novo bispo. De Roniis recebeu sua nomeação em 1229 como o bispo de Brescia de Gregório IX (ele estava relutante em aceitar) e ele recebeu sua consagração episcopal não muito depois que esta nomeação foi tornada pública. Um objetivo central de seu episcopado era o cuidado temporal das crianças. Mas o pontífice também o nomeou delegado apostólico tanto em Treviso quanto em Pádua quando os dois estavam em conflito - apesar de colocar o novo bispo longe de seu rebanho - e foi ele quem conduziu as negociações de paz com sucesso. Ele renunciou à sua sé episcopal em 1242 (depois de receber a aprovação papal para fazê-lo) devido à agitação civil e então se retirou para San Sepolcro d'Astino onde - apesar de seu retiro para uma solidão pacífica - as pessoas ainda se aglomeravam para vê-lo a fim de buscar seu conselho sábio.

De Roniis morreu em 3 de setembro de 1244. Seus restos mortais estão agora sob o altar de São Martinho em uma igreja beneditina.

Beatificação[editar | editar código-fonte]

A ratificação formal do 'culto' local - ou devoção popular - para o falecido bispo permitiu que o Papa Pio IX emitisse a confirmação formal de sua beatificação em 1º de outubro de 1868. 

Referências

  1. «Blessed Guala of Brescia». Saints SQPN. 11 de agosto de 2009. Consultado em 10 de agosto de 2016 
  2. «Blessed Guala of Bergamo, Bishop». O.P. Central. 27 de agosto de 2012. Consultado em 10 de agosto de 2016 
  3. «Blessd Guala of Brescia». Santi e Beati. Consultado em 10 de agosto de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]