Guamá (Belém)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização do bairro Guamá em Belém do Pará

Guamá é um bairro de Belém do Pará.[1]

Com um total de 94.610 habitantes, o Guamá é o mais populoso dos bairros de Belém(Censo 2010). No bairro está situado o campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Hospital Universitário João de Barros Barreto vinculado a Universidade Federal do Pará.

No sistema de transporte coletivo, o bairro é atendido pelas empresas Viação Rio Guamá,Viação Guajará,Transurb Viação Transportes Canadá e suas linhas: UFPA-Satélite, Guamá-Conselheiro,UFPA-Marituba, Guamá-Montepio, UFPA-Centro Histórico, UFPA-Pedreira, UFPA-Alcindo Cacela,-UFPA-Padre Eutiquio,Cremação-Alcindo Cacela,UFPA-Ver-O-Peso,UFPA-Cidade Nova 6,Alcindo Cacela J Malcher-UFPA,Cremação Est.Nova,UFPA-Tamoios.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Guamá vem de um vocábulo indígena e significa rio que chove.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Os limites do bairro foram fixados pela Lei dos Bairros de Belém que declara que o Guamá Compreende: a área envolvida pela poligonal que tem início na interseção da margem direita do Rio Guamá com a projeção da Passagem São Cristovão, segue por esta até a Passagem Alvino, flete a esquerda e segue por esta até a Travessa 14 de Abril, flete a direita e segue por esta até a Pass. Paulo Cícero, flete à esquerda e segue por esta até a Pass AIbi Miranda, flete à direita e segue por esta até a Pass. Mucajás, flete a esquerda e segue por esta até a Travessa 3 de Maio, flete à direita e segue por esta até a Rua Silva Castro, flete à direita e segue por esta até a Travessa 14 de Abril, flete à esquerda e segue por esta até a Avenida Conselheiro Furtado, flete à direita e segue por esta até a Travessa 2º de Queluz, flete à esquerda e segue por esta até a Pass. N. Sr.ª das Graças, segue por esta até o Igarapé Tucunduba, flete à direita e segue a jusante até encontrar Avenida Perimetral, flete à direita e segue por esta até a Rua Augusto Corrêa, flete à esquerda e segue por esta até encontrar o limite do terreno da UFPA, segue por este até a margem direita do Rio Guamá, flete à direita e segue por esta até o início da poligonal é tambêm a fronteira para a Terra Firme

Principais vias e logradouros[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. «Bairros de Belém» (PDF). Belem.pa.gov.br