Guarabira Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guarabira
Guarabira Esporte Clube.jpg
Nome Guarabira Esporte Clube
Alcunhas Guarabira
Guará
Azulão do Brejo
Espantalho do Brejo
Torcedor(a)/Adepto(a) Azulão
Mascote Espantalho
Fundação 24 de junho de 1936
Extinção 2004
Estádio Estádio Sílvio Porto
Capacidade 4 000 pessoas
Localização Guarabira, Paraíba
Competição Campeonato Paraibano de Futebol
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Guarabira Esporte Clube foi um clube de futebol da cidade de Guarabira no estado da Paraíba

História[editar | editar código-fonte]

O Guarabira foi criado em 1930, com a denominação de Guarabira Futebol Clube e suas cores iniciais foram o preto e vermelho. A primeira versão do clube teve vida curta, mas acabou motivando alguns desportistas do extinto clube à novamente se reunirem e fundar uma nova agremiação no dia 24 de junho de 1936, desta vez denominada de Guarabira Esporte Clube.

O novo clube acabou herdando parte do patrimônio do time antigo e em pouco tempo tornou-se o principal clube da cidade de Guarabira. A partir de 1946, o alvi-celeste passou a condição de clube de maior influência da região norte da Paraíba. O prestigio da equipe rendeu a participação na primeira edição do Campeonato Paraibano do Interior, em 1949, promovido pela Federação Paraibana de Futebol.

A participação motivou os dirigentes guarabirenses a inserir a equipe no Campeonato Paraibano de 1952. Entretanto, a péssima campanha na competição e os altos custos forçaram o clube a pedir licença em 1953, retornando somente em 1959, quando mais uma vez, o clube deixou a desejar. As experiências na competição auxiliaram os dirigentes a buscar o profissionalismo.

Em 1964, o então presidente Benedito Targino conseguiu recursos para novamente participar do Campeonato Paraibano. O alvi-celeste guarabirense conquistou o vice-campeonato do Torneio Inicio de 1967. Em 35 participações na Primeira Divisão do estadual, o Guarabira obteve o seu melhor desempenho em 1969, quando conquistou o terceiro lugar. A maior sequência de participações foi entre 1979 e 1994, quando o clube foi rebaixado para a Segunda Divisão, de onde sairia vencedor em 1995. Em 1996, terminou com a pior campanha na classificação geral, agravada após perder 5 pontos. Fora dos campeonatos de 1997 e 1998, o Espantalho do Brejo fez uma boa campanha ao chegar à segunda fase em 1999, sendo eliminado pelo Campinense. Não repetiu o bom desempenho nas edições de 2000 e 2001

Também em 2001, a equipe representou a Paraíba no Campeonato Brasileiro da Série C. Terminou na quarta colocação do Grupo C, onde os dois primeiros se classificaram (Treze-PB e São Gonçalo-RN, respectivamente em 1º e 2º lugar). O grupo ainda contava com o Corinthians-AL em 3º, o Botafogo-PB em 5º e o Atlético-PB em 6º. A última participação do Guarabira em competições oficiais foi em 2002, quando caiu ainda na primeira fase.

Na galeria de grandes jogadores, o antigo Guarabira Esporte Clube deu-se ao luxo de possuir nos seus elencos grandes atletas: Da Silva, França, Vavá, Nilton Sinval, Zé Preto, Totonho, Grilo, Antonino, Manoel Pirpirituba, Geraldo Pereira, Naldo Santiago, Fraga, Carlinhos, Lula (goleiro que tomou o gol 999 de Pelé quando jogava pelo Botafogo-PB), Mano (que mais tarde jogaria pelo Treze), Gilson, Gil Araújo, e o mais folclórico deles: Guri, criativo nas frases que pronunciava.

Dos mais recentes atletas que passaram pelo Guarabira, os jogadores mais lembrados são: Pedrinho Cangula, Tiquinho, Beto Potiguar, Rudmar, Gilson Sergipano, Ita, Ivan, Fábio e Walter Sanharó. Wagner Caaporã foi o jogador mais recente que deixou saudades entre os torcedores da atual Desportiva Guarabira. Carlinhos Paraíba, procedente da cidade de Rio Tinto, foi o jogador que mais conseguiu êxito atuando pelo clube alviazulino, posteriormente saiu de Guarabira para o Santa Cruz e teria passagem destacada pelo Coritiba, equipe da primeira divisão do futebol brasileiro.

Dos grandes feitos da história do futebol guarabirense, a vitória do antigo Guarabira Esporte Clube sobre o Treze em 1984, por 1x0, com gol de Tiquinho, transformou-se na maior glória do clube em termos de vitória fora de casa. Outro momento de destaque foi a presença de Roberto Dinamite para a disputa do Torneio Início de 1991, visando promover a competição. O ídolo do Vasco da Gama chegou a perder uma cobrança de pênalti na estreia, contra o Nacional de Cabedelo, defendida pelo goleiro Neto (que herdaria posteriormente o apelido "Dinamite").[1]

Os tabus fizeram parte da história de Guarabira Esporte Clube e Nacional de Patos, pois o Guarabira passou vários anos sem vencer o adversário. Por ocasião da contratação de Pedrinho Cangula (pai de Marcelinho Paraíba), o tabu foi quebrado em uma partida realizada no Estádio Sílvio Porto contra o próprio Nacional, quando Pedrinho Cangula fez o gol da vitória.

Consta na história do futebol guarabirense dados importantes sobre o trabalho das divisões de base, foram encontrados nos registros detalhes sobre a revelação de grandes jogadores que deram sua alma pelo futebol de Guarabira. Os dados apontam jogadores valiosos que foram revelados na cidade: Josias, Paulinho, Duca, Paulo Cézar, Abel, França, Neném, Cirino, Naldo Santiago, Carlinhos de Seu Ivan, Gilvan Ribeiro, Gilmário, Gilson, Cazuza (goleiro), Geraldo Cândido, Wilson Catatumba e Garrincha.

Outros grandes jogadores atuaram pelo antigo Guarabira Esporte Clube e o forte do futebol guarabirense foi sempre a revelação de grandes valores.

Extinção[editar | editar código-fonte]

No ano de 2004, o Guarabira Esporte Clube foi extinto e, em seu lugar, foi fundado no dia 2 de maio de 2005, a Associação Desportiva Guarabira, que herdou as cores, o patrimônio e o escudo do antigo clube.[2][3]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Paraibano - Segunda Divisão 1 1995

Referências

  1. Pessoa, Por Expedito Madruga João. «Duas décadas depois, goleiro ainda é lembrado por ter parado Dinamite». globoesporte.com. Consultado em 8 de julho de 2022 
  2. «Auto Esporte e Desportiva querem anulação do Campeonato Paraibano - Portal Correio». portalcorreio.com.br. Consultado em 8 de julho de 2022 
  3. «Auto Esporte e Desportiva se unem para buscar punições a Botafogo-PB e Campinense». ge. Consultado em 8 de julho de 2022