Guararapes Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guararapes
GuararapesEC.png
Nome Guararapes Esporte Clube
Alcunhas Lobo
Fundação 2 de dezembro de 1964
Estádio Municipal Adelmo Almeida
Capacidade 5.000
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Guararapes Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Guararapes, no estado de São Paulo. Fundado em 2 de dezembro de 1964, suas cores são azul, amarelo e branco. Nos dias atuais, seu departamento de futebol profissional está desativado.

História[editar | editar código-fonte]

Até a década de 1950, havia um grande clássico na cidade de Guararapes, localizada no oeste paulista, e era protagonizado pela rivalidade entre as equipes do Star Futebol Clube e da Associação Atlética Brasil. Depois de anos de confrontos memoráveis, decidiu-se pela fusão de ambas e surgiu o Guararapes Esporte Clube, em 1960. Mas, infelizmente, esta equipe desapareceu. Em 1962, desportistas da cidade se reúnem para fundar o Grêmio 8 de Dezembro, homenagem à data de emancipação do município. A idéia era fazer uma equipe que fosse um símbolo guararapense e que, inclusive, usasse como escudo o brasão da prefeitura.

A equipe gremista disputa a Quarta Divisão (atual Série B) nos anos de 1963 1964, juntamente com outra, a Sociedade Esportiva Palmeiras, fundada em 1956. O que a cidade de Guararapes não contava é que nenhum dos dois clubes que a representava vingou nos campeonatos organizados pela Federação Paulista de Futebol. Ambas desapareceriam logo a seguir. A teoria de que dois times de uma mesma cidade se fortaleceriam com a rivalidade, desta vez não deu certo, e assim, logo após a dissolução do "Grêmio", os organizadores do futebol guararapense voltam a se reunir e tentam mais uma vez. Inspirados no antigo homônimo, fundam o novo Guararapes Esporte Clube, nome que mantém até hoje.

Esta nova agremiação já participou em quase 20 campeonatos profissionais, mandando seus jogos sempre no estádio municipal Adelmo de Almeida. Foram 12 disputas apenas na Terceira Divisão (atual A-3).

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.