Guarda Municipal de Ponta Grossa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Guarda Municipal de Ponta Grossa (GMPG) é a instituição de controle social ostensivo para proteger os bens, serviços e instalações pertencentes ao município de Ponta Grossa, no Paraná. Segundo dados de março de 2014, o efetivo do órgão é de 176 homens.

Tendo em sua estrutura os seguintes grupamentos- Patrimonial, de Apoio, Administrativo e Operacional (ROMU)

A Guarda é responsável pelo Sistema de Monitoramento Eletrônico de Ponta Grossa, abrigando em sua sede a Central de Monitoramento. Atualmente, 29 câmeras monitoram áreas de grande circulação de pessoas, como a saída do Terminal Central, o calçadão da Rua Coronel Claúdio, o Parque Ambiental e a Praça Barão do Rio Branco. O projeto prevê a instalação de um total de 20 câmeras, do projeto "CRACK E POSSÍVEL VENCER", do Governo Federal.


A corporação é comandada pelo Guarda Municipal Alessandro de macedo, tendo como Secretario Municipal de Cidadania e Segurança Publica o senhor Major PM reformado ARI FERNANDO GUIMARÃES LOVATO, à qual a GMPG é subordinada. Os órgãos fazem parte parte da estrutura da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. A GMPG foi criada em 2003.

Toda a estrutura da SMCSP esta situado no prédio do antigo Clube Guaíra. No espaço, o Prefeitura instalou o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O Centro de recebimentos de chamadas telefônicas de emergência –153 e 190– e também receberá pedidos e solicitações feitas pessoalmente [1].