Guarino Guarini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guarino Guarini

Camilo-Guarino Guarini (Módena, 7 de janeiro de 1624Milão, 1683) foi um arquiteto do Barroco italiano, ativo não só em Turim como também em outros locais como a Sicília, França e Portugal. Foi também escritor e matemático, além de monge.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Módena, entrou para a ordem dos Teatinos em 1639, mudando para Roma. Em 1660 foi para Messina ser professor de matemática e filosofia. Escreveu vários livros sobre matemática, tanto em latim como em italiano, como Euclides adauctus, um trabalho sobre geometria descritiva, e Placita Philosophica defendendo o geocentrismo contra Copérnico e Galileu.

Desenhou um grande número de edifícios públicos e privados em Turim, incluindo o palácio do Duque de Savóia, o Palazzo Carignano, a igreja real de São Lourenço, a maior parte da capela do Santissima Sindone (que abriga o Sudário de Turim) e muitas outras obras em Módena, Messina, Verona, Viena, Praga, Lisboa e Paris.

Na arquitetura, seus discípulos incluem Filippo Juvarra e Bernardo Vittone. Aparece também como tendo sido influenciado por Borromini.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo incorpora texto da décima primeira edição da Encyclopædia Britannica, uma publicação em domínio público.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]