Guasca Rugby Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guasca Rugby
GuascaRC.png
Nome Guasca Rugby Clube
Apelido(s) Guasca
Fundado 2012
Confederação FGR
Região Porto Alegre, RS, Brasil
Estádio Campo do Parque Marinha do Brasil
Presidente Brasil Rafael Lima
Técnico Brasil Bruno Nunes
Capitão Brasil Rodrigo "Black" Oliveira
Liga Rio Grande do Sul Gaúcho 2ª Divisão
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Titular 
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Reserva 
Site oficial
www.guascarugby.com
Flag of Brazil.svg

O Guasca Rugby Clube é o terceiro clube de Rugby Union a ser criado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Fundado no dia 20 de setembro de 2012. É filiado à Federação Gaúcha de Rugby.

História[editar | editar código-fonte]

O Guasca Rugby Clube nasceu como ideia no dia 20 de setembro de 2012, na cidade de Porto Alegre, com a premissa de criar um clube orientado a manter fortemente vivos os valores do rugby, e com o objetivo de ser um clube diferenciado em organização, estrutura e desenvolvimento de novos jogadores no Rio Grande do Sul. A primeira diretoria do clube conta com Leonardo Vidal como presidente, Guilherme Silva como diretor administrativo, e Paulo Barbosa como diretor técnico.[1]

O distintivo é composto com as cores do clube, dourado e preto, apresentando a figura do gaúcho empunhando a boleadeira. "Sou bagual que não se entrega assim no más" frase da música 'Veterano' imortalizada na voz de Leopoldo Rassier é o grito de guerra do clube que é bradado ao final de cada treino e ao início e término de seus jogos, significando 'Sou guerreiro que não desiste nunca.' utilizando termos locais e informais.

No dia 17 de março de 2013 o clube realizou sua primeira partida em um amistoso contra o Planalto Rugby Clube time da cidade de Passo Fundo. [2] A partida foi realizada na Escola de Educação Física (ESEF) da UFRGS em Porto Alegre.[3] A segunda partida foi no dia 6 de abril de 2013 um amistoso contra o Pampas Rugby Clube, o jogo foi realizado no Parque do Trabalhador em São Leopoldo.[4]

A primeira competição a ser disputada pelo clube foi Torneio Pré Gauchão de Rugby, que foi realizado no dia 21 de abril de 2013 e organizado pelo Guaíba Rugby Clube, com o apoio da Federação Gaúcha de Rugby e da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude do Município de Guaíba. O clube veio a ser campeão desta competição que ano havia sido disputada no formato Rugby Union.[5]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Categoria Adulto Masculino

Referências

  1. FEDERAÇÃO GAÚCHA DE RUGBY. Apresentação do Guasca Rugby Clube. Disponível em: http://www.fgrugby.com.br/?p=2254 Acesso em: 28 de abril de 2013.
  2. DESDEINGOAL. No jogo amistoso em Porto Alegre Planalto RC venceu a Guasca RC. Disponível em: http://www.desdeingoal.com.br/2013/03/no-jogo-amistoso-em-porto-alegre-planalto-rc-venceu-a-guasca-rc/ Acesso em: 28 de abril de 2013.
  3. ZERO HORA. Guasca-POA e Planalto de Passo Fundo fazem amistoso de estreia no domingo. Disponível em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2013/03/guasca-poa-e-planalto-de-passo-fundo-fazem-amistoso-de-estreia-no-domingo-4072760.html Acesso em: 28 de abril de 2013.
  4. FEDERAÇÃO GAÚCHA DE RUGBY. Amistoso Guasca X Pampas. Disponível em: http://www.fgrugby.com.br/?p=2321 Acesso em: 28 de abril de 2013.
  5. BENVENUTTI, Marcelo. Tray Again. Torneio Pré-Gauchão de Guaíba. Disponível em: http://tryagain.final.com.br/2013/04/25/torneio-pre-gauchao-de-guaiba/ Acesso em: 28 de abril de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]