Gueme-Enlila

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gueme-Enlila
Rainha de Ur
Nascimento século XXI a.C.
Morte século XXI a.C.
Cônjuge Ibi-Sim
Dinastia Terceira dinastia de Ur
Pai Su-Sim (?)
Ocupação rainha
Religião Mitologia suméria

Gueme-Enlila (transliteração: Géme- dEn-líl-lá; Géme-Enlil-ak) foi uma rainha de Ur e esposa de Ibi-Sim, o último rei da Terceira dinastia de Ur.[1] De acordo com a cronologia intermediária, ela viveu no final do século XXI a.C.

Até o momento, foi atestado em um total de quatro textos com títulos completos. Existem também vários textos em que apenas o seu nome é mencionado sem título. Um texto menciona uma sacerdotisa de Ninurta também chamada Gueme-Enlila, descrita como filha de Su-Sim. Se ambos os nomes referem-se à mesma pessoa, significaria que Ibi-Sim era casado com sua irmã — então este foi um caso singular de casamento entre irmãos.[2] No entanto, os argumentos contra isso são que isso leva a problemas cronológicos e que vários textos atestam pessoas com esse nome. Portanto, assumir-se que era duas mulheres diferentes com o mesmo nome.[3][4] De onde vem a rainha é, portanto, desconhecido.

Literatura[editar | editar código-fonte]

  • Weiershäuser, As mulheres reais da III Dinastia de Ur, 2008, 164 ff.

Referências

  1. Tetlow, Elisabeth Meier (28 de dezembro de 2004). Women, Crime and Punishment in Ancient Law and Society: Volume 1: The Ancient Near East (em inglês). [S.l.]: A&C Black 
  2. Jaobsen, "The Reign of Ibi-Sin", em JCS VII, 37; Steinkeller, More on Ur III Royal Wives, ASJ III, 90 f.
  3. Stol, Marten (8 de agosto de 2016). Women in the Ancient Near East (em inglês). [S.l.]: Walter de Gruyter GmbH & Co KG 
  4. Sallaberger, Mesopotamien: Akkade-Zeit und Ur III-Zeit, 1999, 184. (OBO 160/3)
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em alemão cujo título é «Geme-Enlila».