Guerra Anglo-Turca (1807–1809)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guerra Anglo-Turca (1807-1809)
Parte da(o) Guerras Napoleónicas
Duckworth's Squadron forcing the Dardanelles.jpg
Data 1807 - 1809
Local Mar Egeu, Mar Mediterrâneo, Mar de Mármara, Alexandria
Desfecho Vitória Otomana
Combatentes
Império Otomano Império Otomano  Império Britânico
Principais líderes
Império Otomano Império Otomano Selim III
Império Otomano Império Otomano Kavalalı Mehmed Ali Pasha
Império Britânico George III

A Guerra Anglo-Turca foi um conflito que fez parte das Guerras Napoleônicas, durando assim entre 1807 e 1809.

No verão de 1806, durante a terceira coligação (da Grã-Bretanha, Rússia, Prússia, Suécia), o embaixador de Napoleão Geral Contagem Sebastiani conseguiu convencer o Porte de cancelar todos os privilégios especiais concedidos para a Rússia em 1805 e para abrir os estreitos turcos (Dardanelos) exclusivamente aos navios de guerra franceses. Em troca, Napoleão prometeu ajudar o Sultão suprimir uma rebelião na Sérvia e para recuperar territórios perdidos otomanos. Quando o exército russo marchou para a Moldávia e Valáquia, em 1806, os otomanos declararam guerra à Rússia.

Durante a operação de Dardanelos, em setembro de 1806, a Grã-Bretanha pressionou Sultan Selim III para expulsar Sebastiani, declarar guerra à França, ceder os principados do Danúbio para a Rússia, e entregar a frota otomana, em conjunto com os fortes sobre os Dardanelos, para a Marinha Real. Após a rejeição do ultimato, um esquadrão britânico, comandado pelo Vice-almirante Sir John Thomas Duckworth de Selim, entrou no Dardanelos em 19 de Fevereiro 1807 e destruiu uma força naval otomano no Mar de Marmara, e ancorado em frente Constantinopla. Mas os turcos erguido baterias potentes e reforçaram as suas fortificações com a ajuda do general Sebastiani e engenheiros franceses. Os navios de guerra britânicos foram alvejados com canhões e Duckworth foi forçado a navegar de volta para o Mediterrâneo, em 3 de março de 1807.

Em 16 de março de 1807, 5000 soldados britânicos embarcou na expedição Alexandria de 1807 e ocuparam Alexandria em agosto, embora Khedive Muhammad Ali derrotou pesadamente e obrigou-os a evacuar cinco meses mais tarde, após um curto cerco; No entanto, a Turquia teve um pouco de apoio militar da França na guerra com a Rússia. Napoleão não conseguiu garantir o cumprimento da Rússia com o acordo de armistício de 1807. Portanto, em 5 de Janeiro de 1809, o governo otomano concluiu o Tratado dos Dardanelos com a Grã-Bretanha (estando agora em guerra com a França e a Rússia).

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]