Guerra Franco-Indígena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Guerra Franco-índia)
 Nota: Este artigo é sobre o conflito de 1754–1763. Para a série geral de conflitos de 1688–1763, veja Guerras Franco-Indígenas.
Guerra Franco-Indígena
Guerra dos Sete Anos e da Guerra dos Sessenta Anos

Mapa de locais de operações do noroeste francês.
Data 28 de maio de 1754 – 10 de fevereiro de 1763
Local América do Norte
Desfecho Vitória britânica
Mudanças territoriais Nova França, a leste do rio Mississipi, é cedida para a Grã-Bretanha, com exceção de São Pedro e Miquelão; Luisiana cedida à Espanha;
Beligerantes
Reino da Grã-Bretanha
América Britânica
Confederação Iroquesa
Catawba
Cherokees (até 1758)
 Reino de França
Nova França
Confederação Wabanaki


Abenaki
Algonquinos
Caughnawaga Mohawk
Lenape
Mi'kmaq
Ojibwa
Ottawa
Shawnee
Wyandot
Império Espanhol
Comandantes
Edward Braddock
William Shirley
Lord Loudoun
James Abercrombie
Jeffrey Amherst
Edward Boscawen
Marquis de Vaudreuil
Baron Dieskau
Louis-Joseph de Montcalm
Chevalier de Lévis François-Charles de Bourlamaque
Forças
10 000 soldados, 7 900 milícia e 2 200 nativos (1759) 42 000 soldados e milícias
Baixas
Pelo menos 5 700 mortos, feridos ou capturados Pelo menos 11 100 mortos, feridos ou capturados

A Guerra Franco-Indígena é o conflito ocorrido entre 1754 e 1763 entre os britânicos e os franceses na suas colônias na América do Norte, tendo sido um dos teatros da Guerra dos Sete Anos e a última das quatro Guerras Franco-Indígenas. Ambos os lados possuíam povos nativos americanos como aliados. Os algonquinos e os hurões se aliaram com os franceses, enquanto os iroqueses se aliaram com os britânicos.

Por volta de 1756, a França alcançou uma superioridade militar local e seus fortes localizados em lugares estratégicos evitaram a expansão britânica na região. Contudo, o segredo da vitória colonial era o controle das linhas de comunicação e, por conseguinte, o poder naval. A eclosão da Guerra dos Sete Anos na Europa transformou a luta local. Enquanto a França via-se limitada por seus compromissos continentais, a Grã-Bretanha tomava o controle do Atlântico e isolava as forças francesas na América do Norte.

Fortes britânicos e franceses no condado de Ohio entre 1753/1758.

A ocupação da ilha de Minorca, então possessão britânica, pelos franceses, em 1756, provocou o bloqueio inglês às costas da França em Toulon e Brest, o que deixou indefeso o Canadá francês diante dos ataques lançados pelos ingleses às colônias ao sul do rio São Lourenço.

Em julho de 1757, o primeiro-ministro Pitt, o Velho, subiu ao poder na Grã-Bretanha e conduziu a guerra com habilidade e vigor. Precisando de reforços, Louisbourg caiu em 1758. O ano de 1759 foi de vitórias britânicas — Wolfe capturou Québec, Ferdinando derrotou o exército francês em Minden e Hawke destruiu a frota francesa na baía de Quiberon. Com a ocupação de Montreal, em 1760, depois das vitórias navais britânicas da Baía de Quiberon e Lagos, todas as possessões francesas no Canadá passaram às mãos dos britânicos. O almirante Boscawen atacou com sucesso as Índias Ocidentais francesas.

Em 1761, a Espanha entrou na guerra e Pitt renunciou. A França assinara com a Espanha o chamado "pacto de família", pelo qual os britânicos perderam acesso aos portos de Portugal, o que provocou a invasão de Cuba pela Inglaterra e a ocupação de Manila, nas Índias Ocidentais.

Ataque francês em St. John's, em Terra Nova, em 1762.

Tratado de Paris[editar | editar código-fonte]

O Tratado de Paris, firmado em 1763, regulou finalmente as disputas marítimas e coloniais. A guerra resultou na perda de todas as possessões francesas na América do Norte com exceção de São Pedro e Miquelão. A Grã-Bretanha obteve todo o Canadá, parte da Luisiana, Flórida, as ilhas das Antilhas (São Vicente, Tobago, Granada e Granadinas), São Luís, além do reconhecimento de todas as suas conquistas nas Índias Ocidentais. A Espanha obteve o controle da outra parte da Luisiana, em compensação pela perda da Flórida para os britânicos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Guerra Franco-Indígena
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.