Guerras de religião na Europa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde julho de 2017). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde julho de 2017).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

As guerras religiosas na Europa foram uma série de guerras religiosas travadas na Europa a partir de ca. 1524 a 1648, após o início da Reforma Protestante na Europa Ocidental e do Norte. Embora às vezes desconexas, todas estas guerras foram fortemente influenciadas pela mudança religiosa do período e o conflito e a rivalidade que se produziu. Isso não significa que os combatentes podem ser claramente categorizados por religião ou estavam divididos pela sua religião somente, visto que isso frequentemente não foi o caso.

Conflitos individuais que podem ser distinguidos no âmbito deste tema incluem:

Embora guerras posteriores, como a Guerra dos Nove Anos (1688-1697), tivessem um componente religioso que foi importante localmente em algumas arenas, elas foram mais fundamentalmente empreendidas por razões políticas, com coligações formadas através das divisões religiosas. Motivações puramente políticas e alianças inter-religiosas também foram significativas em muitas das guerras anteriores.

Referências