Guilherme IV, Grão-Duque de Luxemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Guilherme IV
Grão-Duque de Luxemburgo
Reinado 17 de novembro de 1905 - 25 de fevereiro de 1912
Predecessor Adolfo
Sucessora Maria Adelaide
 
Esposa Maria Ana de Bragança
Descendência Maria Adelaide, Grã-Duquesa de Luxemburgo
Carlota, Grã-Duquesa de Luxemburgo
Hilda de Luxemburgo
Antonieta de Luxemburgo
Isabel de Luxemburgo
Sofia de Luxemburgo
Casa Nassau-Weilburg
Nome completo
Guilherme Alexandre de Nassau-Weilburg
Nascimento 22 de abril de 1852
  Luxemburgo, Luxemburgo Luxemburgo
Morte 25 de fevereiro de 1912 (59 anos)
Pai Adolfo, Grão-Duque de Luxemburgo
Mãe Adelaide Maria de Anhalt-Dessau
Religião Protestantismo

Guilherme IV, Grão-duque de Luxemburgo (22 de abril de 185225 de fevereiro de 1912) foi o filho mais velho de Adolfo, Grão-Duque de Luxemburgo e de sua segunda esposa, a princesa Adelaide Maria de Anhalt-Dessau. Ele tornou-se o quinto Grão-Duque de Luxemburgo com a morte de seu pai, a 17 de novembro de 1905.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 21 de junho de 1893, Guilherme desposou a infanta Dona Maria Ana de Bragança, filha do deposto rei Dom Miguel I de Portugal e da princesa Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg. O casal teve seis filhas, mas nenhum filho.

A religião da Casa de Nassau-Weilburg apenas mudou quando Guilherme, que era protestante, casou-se com Maria Ana, que acreditava que um país católico deveria ter um monarca católico. Desde então, todos os outros grão-duques de Luxemburgo têm sido católicos.

Quando seu tio, o príncipe Nicolau Guilherme de Nassau, morreu, em 1905, o único outro membro masculino e legítimo da Casa de Nassau-Weilburg era o primo de Guilherme, Jorge Nicolau, Conde de Merenberg, fruto docasamento morganático de Nicolau Guilherme. Em 1907, Guilherme IV declarou os condes de Merenberg não-dinásticos, nomeando sua filha mais velha, Maria Adelaide (1894-1924) como herdeira ao trono grão-ducal. Ela se tornou o primeiro monarca feminino reinante de Luxemburgo com a morte de seu pai, em 1912. Em 1919, abdicou em favor de sua irmã Carlota (1896-1985). O atual grão-duque de Luxemburgo, Henrique, é neto de Carlota.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Adolfo
Grão-duque de Luxemburgo
1905–1912
Sucedido por
Maria Adelaide