Guilherme IV da Aquitânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Guilherme IV
Duque da Aquitânia e Conde de Poitiers
Escudo do do Brasão de Armas dos Duques da Aquitânia.
Nome completo
Guilherme IV da Aquitânia
Nascimento 937
Morte 3 de fevereiro de 994 (57 anos)
Pai Guilherme III da Aquitânia
Mãe Adélia da Normandia

Guilherme IV da Aquitânia[1] (9373 de fevereiro de 994), dito "o Braço de Ferro" foi duque da Aquitânia e conde de Poitiers.

Em 963, após a morte de seu pai sucedeu-lhe nos títulos de Duque da Aquitânia e Conde de Poitiers. O seu reinado foi marcado por guerras desde logo os primeiros anos do seu reinado na luta com o Conde de Anjou e Godofredo I de Anjou.

Em 988, Guilherme IV começou uma guerra contra o recém-eleito rei da França Hugo Capeto, uma vez não o considerava com direito ao poder sobre os seus territórios. Capeto tinha obtido o título de Duque da Aquitânia do rei Lotário I de França (941986), facto que o levou a reivindicar o referido título que Guilherme IV tinha por seu. Em 988, Capeto invadiu a Aquitânia, mas o seu exército foi derrotado durante a passagem pelo vale do Rio Loire pelas tropas de Guilherme IV.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Guilherme III da Aquitânia[2] e de (915 - 3 de Abril de 963) e de Adélia da Normandia (915 - ?) filha de Rollo da Normandia e de Popa de Bayeux. Em 968 casou com Emma de Blois, filha de Teobaldo I de Blois, Conde de Blois e Luitgarda de Vermandois, filha de Herberto II de Vermandois, conde de Vermandois.

O casamento foi tempestuoso, porque Guilherme era um grande mulherengo e acima de tudo, gostava de namorar. Este facto levou a que a esposa Emma muitas vezes tivesse de expulsar da corte de amantes do marido. Apesar das vicissitudes tiveram:

  1. Guilherme V da Aquitânia, "o Grande" (969 - 31 de janeiro de 1030), Duque da Aquitânia.
  2. Ebalus (? - 997)
  3. Hildegarda ou Ermengarda (? -1046), casada com Fulco III de Anjou "o Nerra" literalmente "o Negro", Conde de Anjou (972 - 1040)[3][4].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografa[editar | editar código-fonte]

  • Owen, D. D. R. Eleanor of Aquitaine, Queen and Legend. 1993.
  • Nouvelle Biographie Générale. Paris, 1859.

Referências