Guilherme Litran

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guilherme Litran
Nacionalidade Brasil

Guilherme Litran foi um pintor, desenhista e professor de arte ativo no Brasil no final do século XIX. Nascido em Almeria, na Espanha, fez seus estudos iniciais em sua terra natal, e depois os completou em Portugal.

Emigrando para o Brasil, residiu por algum tempo nas cidades de Campos, Rio de Janeiro, Rio Grande e, por fim, radicou-se em Pelotas, no Rio Grande do Sul, por volta de 1879, onde desenvolveu a maior parte de sua carreira, constituiu família e veio a falecer.

Carga de Cavalaria, óleo sobre tela, 1893. Acervo do Museu Júlio de Castilhos.

Dedicou-se à pintura e ao desenho, e ao exercício do magistério destas artes, contribuindo para formar novos artistas e elevar o nível cultural da região, granjeado a estima de todos por seu talento, muito apreciado na época, e por suas virtudes pessoais. Privilegiou os gêneros do retrato e da cena histórica, onde deixou suas obras mais importantes. Também realizou muitas cópias de obras de mestres consagrados. Visitou Porto Alegre algumas vezes, e ali realizou exposições que foram bastante apreciadas, a julgar pelas críticas positivas dos jornais da época.

Tem obras em coleções particulares, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul e no Museu Júlio de Castilhos.

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

  • Damasceno, Athos. Artes Plásticas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora Globo, 1971.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.