Guilherme Xavier de Almeida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guilherme Xavier de Almeida
Guilherme Xavier de Almeida
Nascimento 7 de fevereiro de 1910
Morrinhos
Morte 7 de junho de 1973
Morrinhos
Cidadania Brasil
Ocupação político

Guilherme Xavier de Almeida (Morrinhos (Goiás), 7 de fevereiro de 1910 — Morrinhos (Goiás), 7 de junho de 1973) , filho de José Xavier de Almeida , foi um político brasileiro. Exerceu o mandato de deputado federal por Goiás de 1946 até 1955.[1]

Quando pequeno, iniciou seus estudos na Escola Pública de Morrinhos, seguindo para o ginásio em Minas Gerais para então se bacharelar em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Belo Horizonte em 1932.

Vida política[editar | editar código-fonte]

Foi juiz por um ano na cidade de Caldas Novas (GO) (1933 - 1934) antes de se eleger deputado na Constituinte Estadual de Goiás em 1934 pela legenda do Partido Social Republicano (PSR), assumindo em maio de 1935, mesmo ano em que tornou-se líder do partido.

Porém, seu tempo no mandado foi curto, pois apenas um ano depois deixou a Assembleia para tornar-se prefeito da cidade de Morrinhos de 1936 até 1945. Durante esse período também foi tabelião do 1° Ofício de Morrinhos, além de colaborar em vários jornais de Goiás e do Triângulo Mineiro. Junto com o governador Pedro Ludovico Teixeira, colaborou na construção de Goiânia, que seria então a nova capital do estado.

Assembléia Nacional Constituinte[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 1945 elegeu-se deputado pela Assembleia Nacional Constituinte pelo estado de Goiás na legenda do PSD. Assumiu sua cadeira no ano seguinte e com a promulgação da nova Constituição em setembro de 1946 passou a exercer mandato ordinário trabalhando nas comissões de Transporte e Comunicações e de Proteção à Natalidade.

Em 1950 foi eleito suplente de deputado federal pelo seu estado na legenda PSD e exerceu sua legislatura até o fim, em 1955.

Após deixar a câmera, tornou-se funcionário público na Justiça de Morrinhos, onde permaneceu até seu falecimento em 1973.

Referências

  1. «Guilherme Xavier de Almeida - CPDOC». CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Consultado em 12 de dezembro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.