Guitarra flamenca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Este artigo ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2011). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Guitarra flamenca
Informações
Classificação Hornbostel-Sachs
Extensão
Range guitar.png

Outras extensões possíveis de acordo com o encordoamento e afinação.
Instrumentos relacionados
Guitarra Clássica
Guitarra folk
Guitarra de jazz

A guitarra flamenca[1] ou violão flamenco é um violão similar a um violão clássico. Ele é utilizado para acompanhamento do canto flamenco e para solos.

Breve História[editar | editar código-fonte]

Os luthiers da Andaluzia fazem instrumentos em uma ampla gama de preços, em grande parte pelos materiais utilizados e sua decoração. Os violões mais baratos eram muitas vezes simples, feitos a partir de madeiras locais mais baratas, tais como cipreste, em vez de jacarandás importados. Antonio de Torres, um dos luthiers mais renomados, não diferenciava entre o violão flamenco e o clássico. Só mais tarde, depois de Andrés Segovia e outros popularizarem a música de violão clássico, fez surgir esta distinção. (Veja José L. Romanillos "Antonio De Torres: Guitar Maker-His Life and Work" (1987, 1997).

Referências

  1. Henrique Autran Dourado. Dicionário de termos e expressões da música. [S.l.: s.n.] pp. 152–153. Consultado em 12 de julho de 2019