Gundula Janowitz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Gundula Janowitz (2 de Agosto de 1937 ) é uma soprano lírica austríaca. Ela é uma das sopranos mais renomadas no século XX e foi muito proeminente nas décadas de 1960 e 1970.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Gundula Janowitz[1] estudou no Conservatório de Graz na Áustria[2] e começou a cantar no seu alto nível no fim da década de 1950 (Die Schöpfung com Herbert von Karajan em 1960). Em 1959, Karajan escolheu-a para o papel de Barbarina em Le Nozze di Figaro de Mozart na Ópera Estatal de Viena, companhia de que ela se tornou membro permanente em 1962. Nas décadas de 1960 e 1970 foi uma das cantoras mais populares a nível internacional e fez muitas gravações de obras, de Johann Sebastian Bach até Richard Strauss, em cooperação com os mais destacados maestros, como o seu mentor Karajan, ouOtto Klemperer, Eugen Jochum, Leonard Bernstein, Rafael Kubelík, Karl Böhm, Georg Solti, Carlos Kleiber, entre outros. Em 1978, Gundula Janowitz ganhou o prémio Joseph Marx Music Prize do estado da Styria, na Áustria, do namedo compositor, Joseph Marx.[3] Janowitz fez muito sucesso no Festival de Salzburgo, que deu muita ênfase à sua carreira. Além de sua carreira como cantora, ela também foi professora. Em 1990 ela foi temporariamente a diretora da ópera de Graz, Áustria.

Sua despedida dos palcos foi na Ópera Estatal de Viena com Iphigénieen Aulide de Willibald Gluck, dirigida por Charles Mackerras.

Voz[editar | editar código-fonte]

A voz de Gundula Janowitz é muio brilhante, pura, livre de tremolo com um pouco vibrato, tem um tom angelical mesmo na sua maturidade. Elisabeth Grummer e Maria Stader tinham timbres parecidos com o dela. Mesmo tem uma voz de projeção fraca, ela tentou ocasionalmente papéis dramáticos.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

Grove Music Online, Janowitz, Gundula, artigo de Alan Blyth.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Grove, Janowitz, Gundula
  2. Gundula Janowitz at bach-cantatas.com
  3. Joseph Marx: The Life and Works of the Composer Joseph Marx

Ligações externas[editar | editar código-fonte]