Gunnm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gunnm
Gênero Cyberpunk, ficção científica
Mangá
Escrito por Yukito Kishiro
Editora(s) Shueisha
Editora(s)
lusófona(s)
Editora JBC
Revista(s) Business Jump
Público-alvo Seinen
Data de publicação 15 de dezembro de 1990 – 1° de abril de 1995
Volumes 9
OVA
Direção Hiroshi Fukutomi
Música Kaoru Wada
Estúdio Animate Film
Madhouse
Lançamento 21 de junho de 1993
Número de episódios 2
Duração aprox. 30 min. (cada)
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Gunnm "Gun-Mu", algo como 'O sonho da Arma' (銃夢?) ou Battle Angel Alita é um mangá de ficção científica lançado em 15 de dezembro de 1990, no Japão, e já editado em vários países da Ásia, Europa, América Latina, Brasil e Estados Unidos (onde foi rebatizado de Battle Angel Alita). Pouco depois do início da sua publicação foram lançados, em 21 de junho de 1993, dois episódios OVA.

Trama[editar | editar código-fonte]

A história se passa em um cenário pós-apocalíptico ao estilo de Mad Max em que uma cidade chamada Zalém flutua no céu e em que há ciborgues e humanos convivendo. Nessa situação, o engenheiro cibernético Daisuke Ido encontra no depósito de lixo da Cidade da Sucata (Scrapintown), a qual fica abaixo de Zalém, um tronco de uma ciborgue inerte e a leva para a sua oficina onde religa a mesma. Ao acordar, a ciborgue não tem qualquer recordação de sua vida anterior e nem do seu próprio nome, fato este que leva Daisuke Ido a dar-lhe o nome de seu gato de estimação falecido, Gally, e a reconstruir o seu corpo para qua pudesse cria-la como sua filha. Mas com o passar do tempo, Gally descobre-se com habilidades de luta incomuns presentes em seu subconsciente além de uma vontade inata para combater, ela decide seguir a carreira alternativa de Ido como caçador de recompensas, a contragosto deste, até que ela se depara com o poderoso assassino Makaku. Um gigantesco ciborgue que matava sua vítimas para devorar os seus cérebros, em seu primeiro combate como caçadora de recompesas, Gally tem o seu corpo destruído por Makaku e é salva por Ido que destrói o corpo de Makaku com seu martelo-foguete. É quando Makaku se revela como um parasita cibernético que rouba corpos de outros ciborgues para os seus propósitos e fere Ido mortalmente prometendo voltar para matar Gally. Ferido e sem opções, Ido recorre a um amigo para que pudesse salvá-lo e a Gally, no seu laboratório secreto em sua oficina, Ido revela a este amigo que têm em seu poder o corpo de combate avançado Berseker e pede-lhe que transfira o cérebro de Gally para a arma de guerra para que ela tivesse alguma chance contra Makaku. Após um breve tempo Makaku, com seu novo corpo de combate roubado, reaparece e se inicia o combate. Aparentando ser mais forte, Makaku leva a luta para o subterrâneo da cidade da sucata por estar mais familiarizado com o ambiente, mas o Berseker de Gally revela-se muito mais poderoso e ela vence. Antes de morrer, Makaku revela o nome da pessoa por trás de sua transformação em ciborgue, Desty Nova, e que ele seria um cidadão exilado de Zalém como Ido. Depois do confronto, Gally segue com sua carreira como caçadora já com as benções de Ido, sem imaginar o que o futuro lhe reserva.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Gally (Alita na edição dos Estados Unidos) — Personagem principal da trama, possui cérebro humano, mas seu corpo é robótico (SPOILER: Posteriormente é confirmado que nome real da personagem é Youko, nascida em uma colônia em marte foi acolhida por uma guerreira que lhe ensinou o Panzer Kunst, antiga forma de luta. Serviu como soldado na guerra, capturada foi condenada a ser arremessada na atmosfera, entretanto seu cérebro se manteve intacto, que possibilitou que fosse revivida por Daisuke Ido).
  • Daisuke Ido Ido Daisuke (イド・ダイスケ?).
  • Desty Nova — Um ex-cidadão de Zalém que usou conhecimento cientifico avançado para salvar Makaku e Jashugan, assim como para ressuscitar Ido e Gally (Alita) de estados que normalmente seriam considerados como 'mortos', mesmo neste mundo de convivencia com ciborgue. Ele fugiu de Zalém para ter liberdade suficiente para fazer experiências com seres humanos, algo que ele julga necessário em sua pesquisa sobre o carma e capacidade psicológica. Ele injetou em si mesmo nanomáquinas que podem regenerá-lo e dar-lhe uma pseudo-imortalidade. Ele possui conhecimento dos segredos de Zalém, um que pode deixar a maioria de seus cidadãos loucos se divulgado.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

O mangá foi publicado pela primeira vez no país em 2002 pela editora Opera Graphica como Alita Battle Angel.[1], tratava-se de uma única edição não licenciada[2].

Em 2003, a JBC publicou uma nova versão intitulada Gunnm - Hyper Future Vision[1], ao todo foram publicadas 18 edições,[3] o dobro da edição japonesa.[2] Em 2017, a editora relançou o título como Battle​ ​Angel​ ​Alita​ ​–​ ​Gunnm​ ​Hyper​ ​Future​ ​Vision em uma nova edição edição especial com mais páginas reunindo todas as histórias em quatro volumes.[4]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Sérgio Codespoti, sobre o Press release (8 de agosto de 2002). «Gunm - Alita Battle Angel, da Opera Graphica, chega às bancas». Universo HQ 
  2. a b Alexandre Nagado (20 de Maio de 2003). «Gunnm - O novo mangá da JBC». Omelete 
  3. Por Marcelo Naranjo, sobre o Press release (16 de novembro de 2004). «Gunnm, da JBC, chega ao final». Universo HQ 
  4. Battle Angel Alita, da JBC, já está em pré-venda
Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.