Gurgel TA-01

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gurgel TA-01
Visão Geral
Produção 2004 — presente
Fabricante Gurgel
Modelo
Carroceria Triciclo
Ficha técnica
Motor 20 cv diesel
Transmissão 4
Modelos relacionados Gurgel TA-05
Dimensões
Comprimento 2.700
Largura 1.600
Peso 800
Consumo 25 km/l

O Gurgel TA-01 é um triciclo agrícola da Gurgel. Inicialmente 100% importado da China, parte de sua carroceria foi nacionalizada.

O início da importação[editar | editar código-fonte]

Paulo Lemos, dono da marca, começou a importar o veículo da China em 2003, e logo no ano seguinte, lançou-o como marca Gurgel. Inicialmente, era disponível com opções de motores 15 cv e 20 cv, sendo a primeira saído de linha alguns anos depois e a segunda, continua em produção até hoje. O veículo atendia apenas as áreas rurais e não podia ser emplacado, mas em 2006, conseguiu homologação junto ao DENATRAN e a partir disso, foi permitido que o triciclo trafegue em vias públicas, como um carro normal.

Características[editar | editar código-fonte]

Apesar de seu porte reduzido, sua capacidade de carga é de 1.200 kg. Várias unidades foram fabricadas com sistema basculante e outras com carrocerias para transporte de botijões de gás, mais reforçadas que o modelo original.

Fabricação[editar | editar código-fonte]

Chassi e cabine são feitos em Presidente Prudente. Utiliza um conjunto de câmbio e eixo traseiro (motriz) importado da China, mas o motor é fabricado pela Tramontini, modelo TR 22 S, de refrigeração por evaporação e partida elétrica.

Pouco mais de 400 unidades foram fabricadas até hoje.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.