Guru Har Krishan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Guru Har Krishan
ਗੁਰੂ ਹਰਿਕ੍ਰਿਸ਼ਨ ਜੀ
Um afresco representando o Guru Har Krishan (ca. 1745).
Outros nomes Bal Guru
Conhecido(a) por Oitavo Guru Sique
Nascimento 23 de julho de 1656
Kiratpur Sahib (Atual Punjab, Índia)
Morte 30 de março de 1664 (7 anos)
Délhi (Atual Índia)
Progenitores Mãe: Kishan Dei
Pai: Guru Har Rai
Início da atividade 1661
Fim da atividade 1664
Religião Siquismo

Guru Har Krishan (em panjabi: ਗੁਰੂ ਹਰਿਕ੍ਰਿਸ਼ਨ ਜੀ , ɡʊru həɾ kɾɪʃən) (23 de julho de 165630 de março de 1664) foi o oitavo dos dez Gurus siques humanos. Aos cinco anos de idade tornou-se o guru mais jovem do siquismo em 7 de outubro de 1661, sucedendo seu pai, Guru Har Rai, o sétimo guru sique.[1]

Ele também é conhecido como Bal Guru (o Guru-criança).[1] Ele morreu aos sete anos de idade durante uma epidemia de varíola em Délhi e seu tio-avô, Guru Tegh Bahadur, tornou-se seu sucessor como guru sique.[1] O Guru Har Krishan foi quem deteve a função de guru por menos tempo: somente dois anos, cinco meses e 24 dias.

Origem[editar | editar código-fonte]

Har Krishan nasceu em Kiratpur Sahib, Rupnagar, Punjab, na Índia, filho do Guru Har Rai e de Kishan Dei (Mata Sulakhni).[2]

Antes de sua morte, em outubro de 1661, o Guru Har Rai designou seu filho mais jovem - Har Krishan - como o próximo Guru. Har Rai escolheu Har Krishan em vez de seu filho mais velho Ram Rai, porque este último estava em conluio com o Império Mughal. Har Krishan tinha apenas cinco anos de idade quando sucedeu seu pai como Guru.

Guru[editar | editar código-fonte]

Diz-se que quando o Guru Har Rai foi perguntado sobre qual de seus dois filhos - Ram Rai e Har Krishan - seria o próximo guru, ele respondeu que, embora ambos seguissem a mesma religião e recitassem o mesmo bani, havia suavidade no coração de Har Krishan, ao passo que Ram Rai tinha o coração áspero.

Para a iluminação de qualquer pessoa como guru, a suavidade era de importância fundamental. Assim, o sucessor de Har Rai veio a ser o Guru Har Krishan que, aos cinco anos, tornou-se o guru mais jovem da história sique.

Realizações[editar | editar código-fonte]

Em Panjokhra, próximo a Ambala, no estado indiano de Haryana, foi construído um magnífico gurudwara em memória do milagre atribuído ao Guru Har Krishan. A história sique conta que [3], ao duvidar das habilidades de uma criança pequena como Guru, um pandit (um homem erudito) local desafiou-o a traduzir e explicar os versos em sânscrito do Bhagvad Gita.

Àquela época, o sânscrito era lido e estudado somente por pessoas eminentes. O menino trouxe consigo um homem completamente analfabeto, com habilidades mentais limitadas, chamado Gangu Jheevar. O Guru apontou um bastão na cabeça de Gangu em gesto de bênção e aquele homem analfabeto prontamente começou a proferir com perfeição os sermões do texto sagrado.

Morte[editar | editar código-fonte]

Chegando a Délhi, Guru Har Krishan e seu séquito eram os convidados do Rajá Jai Singh II. Todos os dias, muitos fiéis siques reuniam-se para ver o Guru.

Uma epidemia de varíola grassava nesse momento na cidade. O Guru Har Krishan ajudou no tratamento de muitas pessoas. O Guru, sendo doce e gentil, ajudou a cuidar dos doentes e veio a contrair a doença.

Em 30 de março de 1664, Guru Har Krishan decidiu nomear seu sucessor. Ele pediu cinco moedas e um coco. Ele os recebeu e, fraco demais para movê-los, acenou três vezes com sua mão no ar e disse: Baba Bakala (em panjabi: ਬਾਬਾ ਬਕਾਲੇ ), significando que seu sucessor seria encontrado na cidade de Baba Bakala. O Guru Har Krishan faleceu vitimado pela varíola aos sete anos, depois de ter recusado tratamento.

O Bangla Sahib, um dos mais importantes e históricos gurdwaras na Índia, situado em Délhi, foi construído no local onde o Guru Har Krishan ajudou os doentes e veio a falecer.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c HS Singha (2009), The Encyclopedia of Sikhism, Hemkunt Press, ISBN 978-8170103011, pages 96-97
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 20 de abril de 2019. Arquivado do original em 26 de setembro de 2010 
  3. Photo: History of Gurudwara Panjokhra Sahib, Haryana 01.jpg