Gustaf de Laval

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gustaf de Laval
Gustaf de Laval
Gustaf de Laval
Nascimento 9 de maio de 1845
Orsa, Dalarna
Morte 2 de fevereiro de 1913 (67 anos)
Estocolmo
Sepultamento Norra begravningsplatsen
Nacionalidade Sueco
Cidadania Suécia
Cônjuge Isabel Amalia Grundahl
Alma mater
Ocupação inventor, cientista, político, empresário, engenheiro mecânico
Prêmios Medalha Grashof (1904)
Campo(s) Engenharia
Causa da morte câncer colorretal
Assinatura

Carl Gustaf Patrik de Laval (Orsa, Dalarna, 9 de maio de 1845Estocolmo, 2 de fevereiro de 1913) foi um engenheiro e inventor sueco, que fez grandes contribuições no projecto da turbina a vapor e na maquinaria de ordenha do leite.[1]

Ele matriculou-se no Instituto de Tecnologia em Estocolmo (mais tarde como Instituto Real de Tecnologia) em 1863, recebendo o canudo (licenciatura) em engenharia mecânica em 1866, depois do qual ele matriculou-se na Universidade de Upsália em 1867, terminando o doutoramento em química, em 1872.

Em 1887 constrói uma pequena turbina a vapor, para demonstrar que tais dispositivos poderiam ser construídos nessa escala, e em 1890 desenvolve uma tubeira para aumentar a velocidade do vapor que entra na turbina. Isto é agora conhecido como o tubeira de Laval e foi de grande importância no projecto do foguetão. As elevadas velocidades de rotação que as turbinas de De Laval estavam a alcançar, exigiu-lhe a projectar também novas evoluções (inovações) à engrenagem da redução, que ainda hoje estão em uso.

A antiga fábrica de turbinas a vapor, agora convertida num centro de conferências, em Nacka, nos subúrbios de Estocolmo.

De Laval fez também contribuições importantes à indústria de leiteria (pecuária de leite), incluindo o primeiro centrifugador e separador de leite - creme, e a antecipada máquina de ordenha, a primeiro da qual patenteou em 1894. Só após a sua morte, que a companhia que fundou introduziu no mercado a primeira máquina de ordenhar comercialmente prática, em 1918. Junto com Oscar Lamm, De Laval fundou a empresa (companhia) Alfa Laval em 1883, que foi conhecida por AB Separator até 1963 quando o nome actual foi introduzido.

Em 1991, Alfa Laval Agri, uma empresa de produção de maquinaria para a agricultura e vacaria (leitaria) foi dividida da Alfa Laval quando foi comprada pelo grupo da Tetra Pak.

Quando Alfa Laval foi vendida, Alfa Laval Agri permaneceu parte do grupo da Tetra Pak, e foi rebaptizada de DeLaval, em nome do fundador da empresa.

Gustaf de Laval foi enterrado no Norra begravningsplatsen, em Estocolmo.

Referências

  1. Miranda, Ulrika Junker; Anne Hallberg (2007). «Gustaf de Laval». Bonniers uppslagsbok (em sueco). Estocolmo: Albert Bonniers Förlag. p. 556-557. 1143 páginas. ISBN 91-0-011462-6 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]