Gustavo (prenome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gustavo (Nome))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Gustavo é um nome de originário do Idioma sueco arcaico Gustav, também transcrito como Gunstaf e usado principalmente na Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Estónia, Alemanha, Áustria, Hungria, Países Baixos, Bélgica e Suíça.

Seu significado provável é "báculo dos Godos" Godos da Escandinávia, derivado dos vocábulos nórdicos Gautr ("Gauta") e stafr ("báculo"). Gustavo sería, então, aquele que apoia os godos.

Outra etimología possível seria sua origem no eslavo arcaico, a partir de "Gostislav" interpretado como "Gost'" ("hóspede") e "slav" ("gloria"), algo como "hospede glorioso", "hóspede importante".

Apesar de sua origem pagã, o nome, após adotado pelos reis suecos, acabou por se espalhar pelo mundo ocidental, sendo latinizado como Gustavus e utilizado em português, italiano e espanhol como Gustavo.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.