Gustavo Rojo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde abril de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gustavo Rojo
Nome completo Gustavo Rojo Pinto
Nascimento 5 de setembro de 1923
Montevideo, Uruguai
Nacionalidade Uruguaio
Mexicano
Morte 22 de abril de 2017 (93 anos)
Cidade do México, México
Ocupação Ator
IMDb: (inglês)

Gustavo Rojo Pinto (Montevidéu, 5 de setembro de 1923 - Cidade do México, 22 de abril de 2017[1]) foi um ator uruguaio, estabelecido no México.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Gustavo nasceu em pleno Oceano Atlântico, a bordo do navio alemão Cretel, quando seus pais iam com destino ao Uruguai.

É filho do advogado Rubén Rojo Martín de Nicolás e da escritora, poetisa e feminista espanhola Mercedes Pinto. Gustavo também é irmão do ator Rubén Rojo, e meio-irmão de Juan Francisco, que faleceu em Lisboa, Portugal, aos 15 anos de idade, quando toda familia morava lá. Gustavo também é irmão de Ana María e da atriz Pituka de Foronda.

Casou-se pela primeira vez com a atriz espanhola Mercedes Castellanos, que morreu em 1954. Tiveram uma filha, Alejandra, que é casada e tem três filhos, e reside na Espanha.

Casou-se pela segunda vez com a atriz austríaca Erika Remberg, mas se divorciaram. Então, casou-se pela terceira vez com Carmela Stein, que foi Miss Peru. Eles tiveram três filhos: Gustavo Rojo Jr.; Enrique, que reside nos Estados Unidos; e a atriz Ana Patricia Rojo.

Seu pai morreu em Cuba, no começo da década de 1940 e, sua mãe, em 1976. Seu irmão Rubén morreu em 1993 e sua irmã Pituka em 1999.

Gustavo Rojo faleceu em 22 de abril de 2017, aos 93 anos.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Inciou sua carreira como ator no teatro em 1940, na obra La noche de Epifanía, com o grupo teatral da Universidade de Havana, em Cuba. Mudou-se para o México junto com sua mãe e seu irmão Rubén em 1943. Após o falecimento do pai, lá eles se reuniram com sua irmã Pituka, e sua irmã Ana María regressou a Espanha.

Gustavo estreou no cinema em 1943, no filme Murallas de pasión. Em sua vasta trajetória de ator ele atuou em cerca de 108 filmes, entre eles Tarzan e as Sereias, 23 telenovelas e 150 obras de teatro. Em 2016 estreou Un camino hacia el destino do Canal de las estrellas interpretando Fernando Altamirano

Telenovelas[editar | editar código-fonte]

Telenovela como diretor[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Eva Díaz Moreno (22 de abril de 2017). «Falleció Gustavo Rojo; adiós a un caballero» (em espanhol). Excélsior. Consultado em 23 de abril de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]