Gútios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Guti (Mesopotâmia))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Os gútios (do sumeriano Gu-tu-um ou Gu-ti-um) foram um povo antigo da Mesopotâmia que eram provenientes do leste, dos montes Zagros. Um império efêmero que sucedeu a um período de descentralização e de domínio de estrangeiros. Foi a terceira dinastia de Ur e existiu entre 2 112 e 2 004 a.C. Marcou o período pelo controle econômico. A princípio abrangeu toda a Mesopotâmia e um pouco além dela mas desintegrou-se cedo.

Fez grandiosidades como correio real, sistema de remuneração de burocratas por meio de rações e de terras dadas em usufruto, esforços em direção a unificação da legislação que incluíram a promulgação da primeira compilação importante de precedentes judiciários ou "julgamentos típicos" feita na Mesopotâmia: as leis de Urnammu fundador do império, mas não foi o suficiente para não sucumbir a rebeliões internas e externas.