Hélio Ziskind

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2011). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Hélio Ziskind
Informação geral
Nome completo Hélio Ziskind
Nascimento 6 de setembro de 1955 (62 anos)
Origem São Paulo
País Brasil Brasil
Gênero(s) infantil
Ocupação(ões) compositor, cantor
Período em atividade 1974 — presente
Gravadora(s) Velas (1991-1998)
Eldorado Distribuidora Fonográfica (1998-2001)
MCD (2001-presente)
Afiliação(ões) Grupo Rumo 1974-1991 e 2010
Página oficial www.helioziskind.com.br

Hélio Ziskind (São Paulo, 6 de setembro de 1955) é um músico e compositor brasileiro.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Cursou Composição no Departamento de Música da ECA/USP (1975 a 1982), em São Paulo.

Fez parte do Grupo Rumo, foi consultor musical na TV Cultura de São Paulo entre 1985 a 1993. Na TV Cultura se destacou por cômpor temas para os programas Roda Viva, Repórter Eco, Vitrine, Vestibulando, Nossa Língua Portuguesa, Rá-tim-bum, Castelo Rá-tim-bum, X-Tudo e Cocoricó, entre outros.

Em 1997 lançou o álbum Meu Pé Meu Querido Pé, gravado pela Velas e distribuído pela Gravadora Eldorado, reunindo temas de programas como Cocoricó, Castelo Rá-Tim-Bum, Banho de Aventura, Glub-Glub e X-Tudo além de incluir uma versão musicalizada do poema "Plutão", do escritor Olavo Bilac. Em 2004, a MCD relançou o álbum.

O rumo de sua arte[editar | editar código-fonte]

  • Em outubro de 2000 lançou seu segundo CD infantil: O Gigante da Floresta, sob a bandeira da Eldorado Distribuidora Fonográfica.
  • Em agosto de 2001 lançou o projeto Lá Vem Pipoca, envolvendo shows, um site (http://www.lavempipoca.com.br) e uma coleção de CDs infantis.
  • Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor música (1987).
  • TV Cultura: Consultor Musical da TV Cultura de São Paulo entre 1992 e 1994. Composições realizadas: Temas institucionais da TV Cultura, Aberturas para Jornal da Cultura, Opinião Nacional, Roda Viva, Repórter Eco, Vitrine, Vestibulando, Nossa Língua Portuguesa, Glub Glub, Castelo Ra tim bum, Lá vem história, X-Tudo, formatação das chamadas e interprogramas. Consultor pedagógico do programa Castelo Ra Tim Bum para a área de música.
  • Guia Digital Estadão - 24ª Bienal de São Paulo: Criação e direção artística do guia digital (CD áudio); 79 faixas com análises e comentários de obras da 24ª Bienal de São Paulo.
  • Guia Digital Estadão- Brasil + 500 Anos -Mostra do Redescobrimento: 3 CDs explicando os conceitos básicos da grande mostra, com entrevistas e trilha sonora.
  • "Cabeça de Músico": série de 8 programas produzidos para a Rádio Cultura FM (1985), analisando a obra "Música para 18 Músicos" do compositor americano Steve Reich, revelando seu processo de composição e,ao mesmo tempo, estabelecendo relações com outros exemplos musicais que também se utilizam de procedimentos de defasagem temporal.
  • "O Som e o Sint": CD que acompanha o livro "O Som e o Sentido" de José Miguel Wisnik, ed. Companhia das Letras e Círculo do Livro (1986). Análises sonoras de exemplos significativos de 3 sistemas musicais: modal, tonal e dodecafônico.
  • "Einstein on the Beach" - Transmissão da ópera de Phillip Glass, pela Rádio Cultura FM, em Novembro de 1987. Análise dos procedimentos composicionais de Phillip Glass, tradução dos trechos falados e reconstituição dos trechos musicais durante a própria transmissão da ópera.
  • Tradução: "Schoemberg", de René Leibowitz; ed. Perspectiva, 1981.
  • Convidado pelo Programa de Pós Graduação em Semiótica e Comunicação da PUC de São Paulo para concepção e implantação do Laboratório de Linguagens Sonoras, com financiamento da FAPESP.
  • Em 2009, em parceria com o São Paulo Futebol Clube, compôs canções que retraram a história deste clube do futebol brasileiro, cujo disco leva o nome de "Coração de 5 Pontas",[2] e mais uma vez, o público alvo do disco foram as crianças.
  • Em 2010, voltou a se reunir com os demais integrantes do Grupo Rumo, lançando o CD 'Sopa de concha'[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.