Berthold Type Foundry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de H. Berthold)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

H. Berthold AG foi uma das maiores e mais bem sucedidas fundições de tipos do mundo durante a maior parte da era tipográfica moderna, fazendo a transição do tipo de fundição para o tipo frio com sucesso, e somente chegando à dissolução na era do tipo digital.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1858 por Hermann Bertoldo[1] e com sede em Berlim, a empresa desempenhou um papel fundamental na introdução de novos tipos de letra e foi um jogador de sucesso no desenvolvimento de composição de máquinas.[2] A produção local em Wilhelmstrasse Nº 1 até 1868, e em seguida, no Mehringdamm 43. Em 1979, a fábrica mudou-se para outro local entre o Canal Teltow e Wiesenweg em Lichterfelde.

O H. fundição Berthold mais célebre família de tipos de letra é, sem dúvida, Akzidenz-Grotesk (lançado em 1896), um dos primeiros sans-serif qual prefigurava por meio século o lançamento do imensamente popular neo-grotesco rostos como Helvetica. Em 1950, o tipo de designer de Günter Gerhard Lange , iniciaram uma longa afiliação com a empresa, para que ele desenhou várias original tipos, incluindo Concorde e Imago, e supervisionou a fundição do reavivamento do clássico rostos como Garamond, Caslon, Baskerville, Bodoni.

Tipo Frio[editar | editar código-fonte]

Uma Berthold Diatype máquina
Um Diatronic placa, mostrando Futura

Como um typefounder, Berthold não tinha experiência na produção de frio tipo de máquinas até a introdução do Diatype em 1958.

O Diatype era relativamente pequena da área de trabalho do tamanho de título-a configuração do dispositivo (i.e. não se destina a contínua texto justificado), com base em um vidro disco de fonte de mestre. De seleção de personagens, foi por meio de um acionador montado na parte frontal da máquina (dando origem ao coloquial, de nomenclatura da máquina como o "caçador de patos" (pelo menos no reino UNIDO). Quando alterar o tipo de letra, que era uma característica notável da máquina que é necessária a calibração de espaçamento de letras pela digitação de um absurdo seqüência de caracteres de início "Hillimillihirtzheftpflaster...".[carece de fontes?]

Versão Digital[editar | editar código-fonte]

Diatronic[editar | editar código-fonte]

O sistema Berthold Diatronic era baseado em um copo de grade principal de cada tipo de letra de peso, composto por um código de sistema orientado. Uma marcha-visualização de caracteres de edição fornecido recursos que só a linha actualmente a ser composto.

Sucessor De Empresas[editar | editar código-fonte]

Acossado por problemas financeiros, H. Berthold AG, cessou as suas operações em 1993.

Berthold Tipos Ltd., uma Chicago-empresa de base, uma das empresas que alegou ser o proprietário dos direitos de autor Berthold fontes, assumiu a distribuição de Berthold digital de biblioteca de tipo e lançou vários novos tipos de letras, sob a direção de Lange, que havia se aposentado em 1990, mas serviu como consultor artístico para a empresa até sua morte, em 2008.[3]

Letra[editar | editar código-fonte]

Estes fundição de tipos , produzidos pelo Berthold:[4]

Frio, Tipos De Letra[editar | editar código-fonte]

Esses tipos foram produzidos para a foto-composição por Berthold:

Veja também[editar | editar código-fonte]

Berthold sistemas de tipografia

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Berthold em Identifont
  2. Berthold no MyFonts
  3. Günter Gerhard Lange no MyFonts
  4. Jaspert, W. Pincus, W. Turner Berry e A. F. Johnson.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]