Saltar para o conteúdo

H2O: Just Add Water

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
H2O: Just Add Water

Logotipo da série
No Brasil: H2O: Meninas Sereias
Em Portugal: H2O As Sereias
Também conhecido como H2O
Informações gerais
Formato Série de televisão
Gênero Fantasia

Aventura

Criação Jonathan M. Shiff
Direção Colin Budds
Jeffrey Walker
Elenco Cariba Heine
Claire Holt
Phoebe Tonkin
Angus McLaren
Burgess Abernethy
Indiana Evans
Luke Mitchell
Tema de abertura "No Ordinary Girl"
- Ellie Henderson (1ª temporada)
- Kate Alexa (2ª temporada)
- Indiana Evans (3ª temporada)
Tema de encerramento "No Ordinary Girl"
Compositores Shelley Rosenberg
Ric Formosa
Danny Beckerman
País de origem  Austrália
Idioma original Inglês
Temporadas 3
Episódios 78
Produção
Produtores executivos Jonathan M. Shiff
Kay Ben M'Rad (1ª temporada)
Julia Adams (2ª–3ª temporada)
Produtores Jonathan M. Shiff
Joanna Werner
Localização Gold Coast, Queensland, Austrália
Cinematografia Bruce Phillips (1ª temporada)
Zenon Sawko (2ª–3ª temporada)
Editores Geoff Lamb
Strutts Psyridis
Philip Watts
Duração 24 min.
Distribuição ZDF Enterprises
Formato
Câmera Câmera única
Formato de imagem PAL (576i)
HDTV (720p/1080i)
Formato de áudio Som surround
Exibição original
Emissora Network Ten

Netflix (Internacional)

Transmissão 7 de julho de 2006 – 16 de abril de 2010
Cronologia
Programas relacionados
Mako Mermaids
H2O: Mermaid Adventures

H2O: Just Add Water (prt: H2O: As Sereias; bra: H2O: Meninas Sereias) é uma série australiana destinada ao público infantil e adolescente, exibida originalmente pelo canal Network Ten. No Brasil, a série foi exibida pelo Boomerang e pela Record. A partir de 2013, foi disponibilizada através do site de transmissão oio original e dublagem em Português e Espanhol. Em Portugal, a série foi exibida pela SIC, pelo Nickelodeon, Disney Channel e também pelo Biggs. É considerada uma das melhores séries teens da década de 2000.

1ª Temporada

[editar | editar código]

As adolescentes Emma , Cléo e Rikki vão, acidentalmente, parar à Ilha Mako quando faziam um passeio de barco. As três tropeçam numa caverna, e algo estranho acontece quando a Lua Cheia passa no topo do local. No dia seguinte, as meninas descobrem que se transformaram em sereias com poderes incríveis que influenciam a água. Agora terão de se esforçar para aprender a lidar com a sua nova forma e manter o segredo.

2ª Temporada

[editar | editar código]

Após a Piscina da Lua aumentar consideravelmente os poderes das sereias de uma maneira estranha e misteriosa, fica difícil para Emma, Cléo e Rikki os controlarem. Mas quando Charlotte cair na Piscina da Lua e adquirir todos os poderes, as raparigas percebem que vão ter de lidar com uma nova e misteriosa sereia.

3ª Temporada

[editar | editar código]

Cléo, Rikki e Lewis acham que já conhecem todos os segredos da ilha Mako, mas quando a água as ataca durante uma Lua Cheia, descobrem que uma força perigosa está a desenvolver-se na ilha. Felizmente, encontram uma nova aliada, Isabella ("Bella"), uma rapariga nova na cidade, de quem se acaba por descobrir algo - ela também é uma sereia com poderes mágicos.

Elenco e Personagens

[editar | editar código]

Principais

  • Riiki Chadwick (Cariba Heine), um adolescente solitária de Golden Coast. Vive com o pai numa pequena caravana. Decidida, rebelde e destemida Rikki vive a sua vida de forma relaxada, independente e sem muitos amigos. A sua vida muda no dia em que cai na Piscina da Lua, da ilha Mako. Juntamente, com Emma e Cleo, mantem o segredo da existência das sereias do mundo. Acredita que os poderes são um privilégio e o sonho de qualquer pessoa, ao contrário das suas amigas. Foi a primeira a aceitar a sua nova condição, mas a ultima a desenvolver as suas habilidades de sereia através da água. Devido à sua personalidade forte, rebelde e impulsiva, desenvolveu o poder de aquecer a água ao ponto de a conseguir evaporar. Mais tarde, na segunda temporada, conseguiu desenvolver a capacidade de controlar raios de tempestade e de criar fogo. Durante a serie apaixona-se por Zane (Burgess Abernethy), o rapaz rico e despreocupado da cidade. Na terceira temporada, torna-se proprietária juntamente com Zane do Rikki´s Bar (antigo Juice Net). Rikki é a única personagem que aparece no reboot da serie, Mako Mermaids ,sendo na serie uma sereia que se disfarçar de mergulhadora e colecionadora de joias perdidas no mar.
  • Cleo Sertori (Phoebe Tonkin) uma rapariga tímida, doce e sensível. No início da série, ela é um pouco insegura, mas ao longo do tempo cresce emocionalmente e torna-se mais confiante. Vive com a sua familia. É filha de um pai pescador, mas tem uma relação fraca com a sua irmã mais nova Kim devido à sua personalidade arrogante e egocêntrica. Tem uma ligação forte com os animais marinhos e mais tarde trabalha no parque marinho. Apesar da sua ligação forte ao oceano Cleo sempre teve medo da água, mas tudo muda quando se torna numa sereia. Cleo desenvolveu o poder de controlar a água líquida – pode movê-la, moldá-la ou fazê-la levitar. Na segunda temporada aprende a manobrar o vento das tempestades. Tem uma relação amorosa com Lewis ( Angus McLaren) , o seu melhor amigo de longa data.
  • Emma Gilbert (Claire Holt) é a mais responsável do grupo. Organizada, perfeccionista e ex-nadadora profissional, ela gosta de ter tudo sob controlo. Vive em Golden Coast com a sua familia que para ela é sua prioridade de vida. Emma tem o poder de congelar a água, criando gelo e neve. Na segunda temporada adquire a capacidade de controlar as nuvens e o temperatura. Na segunda temporada, mantem uma relação amorosa com Ash (Craig Horner). Ela participa nas duas primeiras temporadas da série, mas sai na terceira, sendo substituída por uma nova personagem.
  • Lewis McCartney (Angus McLaren), é o melhor amigo e eventual namorado de Cleo. Inteligente e curioso, Lewis é quem tenta compreender cientificamente os poderes das raparigas, através dos seus conhecimentos e habilidades de estudo, ajudando-as sempre que possível. Apaixonado pelo mar, é um pescador hábil e com muito conhecimento sobre navegação e marés. Ele é um apoio constante ao longo da série, até ir estudar para os estados unidos na ultima temporada. Lewis é a primeira pessoa a conhecer o segredo da existência das sereias e o primeiro a prometer nunca revelar as habilidades das raparigas sob a água.
  • Isabella Hartley ou Bella (Indiana Evans) uma nova sereia que se junta ao grupo, vinda da Irlanda. Bella é criativa, gentil e sonhadora, com uma veia artística forte. Tem grandes habilidades musicais e de canto. Ao contrário das outras, ela já era sereia antes de conhecer Cleo e Rikki. Após cair numa piscina da lua, nas grutas da irlanda, Bella transformou-se em sereia. Guarda os segredo desde os seus 9 anos. O seu único poder é transformar água em gelatina sólida. Bella é uma rapariga muito bonita e chama muita atenção dos rapazes, embora seja reservada e um pouco timida, mas tudo muda quando se muda para Golden Coast e conheçe Will (Luke Mitchell) um jovem encantador apaixonado por mergulho e pelos segredos dos fundos oceânicos.
Austrália Ator/Atriz Personagem Temporadas
Principal
Claire Holt Emma Gilbert Principal
Phoebe Tonkin Cleo Sertori Principal
Cariba Heine Rikki Chadwick Principal
Angus McLaren Lewis McCartney Principal
Indiana Evans Isabella "Bella" Hartley Principal
Luke Mitchell Will Benjamin Principal
Recorrente
Burgess Abernethy Igor Bennett Recorrente
Cleo Massey Kim Sertori Recorrente
Jamie Timony Nate Participação Recorrente
Alan David Lee Donald "Don" Sertori Participação
Recorrente
Ariu Lang Sio Wilfred Participação
Recorrente
Caroline Kennison Lisa Gilbert Participação
Jared Robinsen Neil Gilbert Participação
Lara Cox Dra. Linda Denman Recorrente
Annabelle Stephenson Miriam Kent Recorrente
Christine Amor Louise Margô Chatham Recorrente
Christopher Poree Bruno Byron Participação
Joss McWilliam Harrison Bennett Participação
Deborah Coulls Bev Sertori Participação
Alice Hunter Tiffany Participação
Brittany Byrnes Charlotte Watsford Recorrente
Craig Horner Ash Dove Recorrente
Tiffany Lamb Annette Watsford Participação
Taryn Marler Sophie Benjamin Recorrente
Andrew Lees Ryan Tate Recorrente
Samantha "Sam" Sertori Penni Gray Recorrente
Ryan Sheldrake Corey Participação

Recorrente

[editar | editar código]
  • Cléo Massey como Kim Sertori (1ª, 2ª e 3ª Temporada), é a irmã mais nova de Cléo, as duas possuem um relacionamento complicado pois Kim implica com Cléo e a coloca em diversas confusões.
  • Brittany Byrnes como Charlotte Watsford (2ª Temporada), é a antagonista da segunda temporada. Ela tem conflito frequente com as meninas, especialmente com Cléo. Passa a ser um problema para as meninas depois de virar sereia.
  • Taryn Marler como Sophie Benjamin (3ª Temporada), é a irmã de Will. Não gosta de Rikki, Cléo e Bella pois acha que atrapalham o treino de Will. Ela é muito controladora e é a treinadora de Will e o seu sonho é ser bem sucedida.
  • Lara Cox como Dr. Linda Denman (1ª Temporada), uma bióloga marinha que acidentalmente, por causa do Lewis, consegue uma amostra do DNA de Cléo. Descobre a Piscina da Lua, e que as meninas são sereias. É enganada pelas mesmas, e esta acredita que elas perderam os poderes.
  • Annabelle Stephenson como Miriam Kent (1ª Temporada), é a patricinha local. Não gosta de Cléo, Emma e Rikki. É a ex-namorada de Zane.
  • Jamie Timony como Nate (1ª, 2ª e 3ª Temporada), é o ''bajulador'' de Zane. É mau-caráter e sempre prejudicou as sereias com brincadeiras e piadinhas sem graça. Na 1ª e 2ª temporada, Nate tem uma queda por Cléo. Na 3ª temporada ele cria uma banda para o Rikki's Café e quando vê Bella pela primeira vez, se apaixona por ela.
  • Andrew Lees como Ryan Tate (3ª Temporada), é um geólogo. Cléo conheceu Ryan por meio de Sam, sua madrasta, e virou amiga dele. A pedido dela, ele foi para a Ilha Mako investigar os cristais de lá. Ele descobre que são rochas lunares, e acaba fazendo parceria com Sophie e Zane, pois o Rikki's estava quase fechando, e precisava de dinheiro para cobrir as dívidas.

Desenvolvimento e produção

[editar | editar código]

Existem três tipos diferentes de caudas de sereia usadas no show: caudas personalizadas nas quais as garotas nadam, uma "cauda flexível" usada para tomadas estacionárias e uma "cauda dura" para acrobacias. Os trajes levaram seis meses para serem construídos, com as caudas e os tops feitos de moldes corporais e compostas por escamas feitas à mão individualmente. O produto final pesa entre 12 e 15 kg. Dentro da cauda estão as tiras das pernas, onde as atrizes são amarradas e fechadas com um zíper. Uma vez vestidas, as meninas devem ser colocadas na água. Foram feitas tentativas para minimizar a visibilidade na tela dos zíperes nas caudas, como adicionar escamas extras e criar uma crista ao redor do comprimento do zíper. A própria barbatana caudal foi desenhada com um pedal para auxiliar as atrizes na natação. Isso, junto com a barbatana, adiciona cerca de 60 centímetros (2 pés) ao comprimento do traje.[carece de fontes?]

Episódios

[editar | editar código]
Temporada Episódios Austrália Exibição original Portugal Exibibção Portuguesa Lançamento do DVD
Primeira exibição Última exibição Primeira exibição Última exibição Volume 1 Volume 2 Volume 3 Volume 4 Volume 5 Volume 6 Série finalizada
1 26 7 de julho de 2006 29 de dezembro de 2006 2008 (Nick)
2011 (Disney Channel Portugal)
1 de maio de 2016 (Biggs)
2009 (Nick)
2011 (Disney Channel Portugal)
30 de julho de 2016 (Biggs)
12 de septembro de 2006 12 de setembro de 2007 5 de março de 2008 7 de maio de 2008 7 de julho de 2008 5 de novembro 2008 6 de novembro de 2012
Região 1[1]
2 26 28 de setembro de 2007 21 de março de 2008 2009 (Nick)

22 de Agosto de 2012 (Disney Channel)

Abril de 2010 (Nick)
19 de Abril de 2013 (Disney Channel)
27 de janeiro de 2009 2 de junho de 2009 2 de setembro de 2009
3 26 26 de outubro de 2009 16 de abril de 2010 Abril de 2010 (Nick)
2015 (Disney Channel)
16 de Agosto de 2013 (SIC)
2010 (Nick)
2015 (Disney Channel)
6 de novembro de 2013 (SIC)
27 de junho de 2012 5 de setembro de 2012


Trilha sonora

[editar | editar código]

A trilha sonora, intitulada H2O: Just Add Water, foi gravada pela cantora Kate Alexa e lançada em 10 de setembro de 2007 pela Liberation Records. Sua faixa principal, "No Ordinary Girl", é o tema da série. A segunda trilha sonora, com músicas da terceira temporada, foi lançada no iTunes em 17 de fevereiro de 2011.[2] Também é intitulada H2O: Just Add Water, porém foi gravada por Indiana Evans.[3]

Mako Mermaids

[editar | editar código]

A personagem Adriana "Drica" Chadwick participou dos dois últimos episódios da 4ª temporada de Mako Mermaids (spin-off de H2O). Na série, Drica já é alguns anos mais velha do que era em H2O e é uma escritora que fala sobre os objetos que encontra no mar ao virar sereia (mas ela diz que é apenas uma mergulhadora). Na participação, ela explica porquê Cléo e Nanda não estão mais com ela.

A partir de 2008, a Globo passou a transmitir na Sessão da Tarde um filme da série. O filme, porém, não existe realmente, sendo apenas a junção de seis episódios da primeira temporada: "Metamorfose", "Festa na Piscina", "O Melhor do Dia", "Garotas Festeiras", "O Efeito da Sereia" e "A Armadilha"[4] No canal português SIC K, foi transmitido esse telefilme da série.[5]

Vários livros infantis foram lançados pela Nickelodeon UK:[6]

  1. No Ordinary Girl – 2 de fevereiro de 2009
  2. Living with Secrets – 2 de fevereiro de 2009
  3. Fishy Business – 5 de maio de 2009
  4. A Sleepover Tail – 6 de julho de 2009
  5. Sequins for Sea Queens – 7 de janeiro de 2010
  6. First Crush – 29 de abril de 2010
  7. Moon Spell – 5 de agosto de 2010
  8. Testing Times – 6 de janeiro de 2011
  9. Hot Stuff – 9 de junho de 2011
  10. In Too Deep – 4 de agosto de 2011
  11. Mermaid Emotions – 27 de outubro de 2011
  12. Siren Status – 2 de fevereiro de 2012

Prémios e indicações

[editar | editar código]
Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
2007 Nickelodeon Kids' Choice Awards Melhor Série de Televisão[7] H2O: Just Add Water Venceu
Logie Awards Programa Infantil Mais Marcante[8] Venceu
2008 AFI Awards Melhor Efeitos Visuais[9] Venceu
Melhor Série de Televisão Infantil[10] Venceu
Melhor Protagonista em Série de Televisão[10] Phoebe Tonkin Venceu
Melhor Convidado ou Antagonista em Série de Televisão[10] Brittany Byrnes Venceu
Logie Awards Programa Infantil Mais Marcante H2O: Just Add Water Venceu
Nickelodeon Kids' Choice Awards Melhor Série de Televisão Venceu
2009 Nickelodeon Kids' Choice Awards Melhor Série de Televisão Venceu
Logie Awards Programa Infantil Mais Marcante Venceu
2011 AACTA Awards Melhor Série de Televisão Infantil[11] Venceu

Referências

  1. «H2O: Just Add Water The Complete Series (2006)». Amazon.com. Consultado em 23 de junho de 2014. Cópia arquivada em 26 de setembro de 2012 
  2. "H2O Just Add Water – The Music" Acessado em 23 de junho de 2014.
  3. «H2O: Just Add Water». WaterfrontRecords.com. Consultado em 7 de abril de 2011 
  4. «Sessão da Tarde traz três amigas em 'H2O: Meninas-Sereias' na terça, dia 20». Rede Globo. 14 de agosto de 2013. Consultado em 11 de dezembro de 2015. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  5. «H2O - O Filme». SIC K. Consultado em 2 de maio de 2016 
  6. «H2O: Just Add Water Books». SimonandSchuster.co.uk. Consultado em 11 de março de 2011 
  7. 'H2O – Just Add Water' nominated for Nickelodeon Kids' Choice Award Series"
  8. «"2007 TV Week Logie Awards: Most Outstanding Children's Program"». Consultado em 21 de outubro de 2007. Cópia arquivada em 21 de outubro de 2007 
  9. «2008 Awards Winners». Australian Film Institute. 2008. Consultado em 26 de junho de 2013. Arquivado do original em 21 de abril de 2013 
  10. a b c «L'Oréal Paris 2008 AFI Awards Nominees». Australian Film Institute. 2008. Consultado em 26 de junho de 2013. Arquivado do original em 14 de setembro de 2009 
  11. «Inaugural Samsung AACTA Awards» (PDF). Australian Film Institute. 2011. Consultado em 26 de junho de 2013. Arquivado do original (PDF) em 8 de agosto de 2012 

Ligações externas

[editar | editar código]