HAL (software)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Hardware Abstraction Layer ou Hardware Annotation Library (HAL), em português Camada de Abstração de Hardware ou Biblioteca de Anotação de Hardware, é um subsistema de software para sistemas operacionais do tipo UNIX que fornece abstração de hardware.

HAL hoje está obsoleto na maioria das distribuições Linux e no FreeBSD. Sua funcionalidade está sendo incorporada pelo udev no Linux desde 2008-2010 e pelo devd no FreeBSD. Anteriormente, o HAL foi construído no topo do udev.

Alguns outros SOs que não possuem um software alternativo como udev e devd, ainda usam o HAL.

O propósito da camada de abstração de hardware era permitir que aplicações desktop descobrissem e usassem o hardware do sistema hospedeiro por meio de uma API portável e abstrata, independentemente do tipo de hardware subjacente.[1]

O HAL para Linux foi originalmente concebido por Havoc Pennington. Ele se tornou o projeto freedesktop.org e foi uma parte chave da pilha de softwares dos ambientes desktop GNOME e KDE. Ele é um software livre com licença dual sob a GNU General Public License e Academic Free License.[2]

HAL não está relacionado com o conceito dos HALs do núcleo do Windows NT, que manipula algumas funcionalidades importantes específicas de plataforma dentro do núcleo, como roteamento de interrupções.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Pennington, Havoc (2003-07-10), Making Hardware Just Work, http://ometer.com/hardware.html 
  2. HAL source code license text, http://cgit.freedesktop.org/hal/tree/COPYING, "HAL is licensed to you under your choice of the Academic Free License version 2.1, or the GNU General Public License version 2" 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]